Carboidratos – conheça os bons para dieta e quais consumir antes do treino
10 de abril de 2018
Como nosso corpo queima carboidrato no treino aeróbio
11 de abril de 2018
Carboidratos – conheça os bons para dieta e quais consumir antes do treino
10 de abril de 2018
Como nosso corpo queima carboidrato no treino aeróbio
11 de abril de 2018

Na consultoria teste precisam ser realizados por terceiros. Pois eles podem não ser apropriados para indivíduos com limitações ou cuidados médicos específicos. Se você tiver quaisquer dúvidas sobre a segurança de um determinado teste, consulte seu médico.

Com o tempo, esses testes irão ajudá-lo a determinar se seu programa está funcionando e a reconhecer mudanças necessárias.

Não gaste seu tempo com um programa que não está funcionando e não o ajudará a alcançar suas metas de treinamento. O Personal trainer online manterá sua progressão fornecendo-lhe as opções de programa de que você precisa para medir seus resultados e fazer com que continuem aparecendo.

Contudo, você deve realmente desejar mudar quando a mudança for garantida. A reavaliação regular (testes de aptidão física) pode ajudá-lo a tomar uma decisão objetiva. Se você quer que os resultados continuem aparecendo, deve realmente querer mudar quando a mudança é garantida!

Composição corporal

Por que você deveria estar preocupado sobre quanto de você é gordura, osso e músculo? Possuir gordura corporal em excesso tem maiores implicações do que apenas a estética ou um impacto potencialmente negativo sobre o desempenho esportivo. Gordura excessiva

Pesagem Hidrostática

Esse método é freqüentemente referido como “pesagem subaquática” ou “tanque de submersão”. Ficar submerso envolve sentar numa cadeira presa a uma balança e ser baixado dentro de um tanque de água. Tal procedimento pode ser preciso, mas requer tempo, esforço, habilidade e dinheiro. Esse método serve como “padrão-ouro” para validar as predições de percentagem de gordura corporal utilizando um compasso de dobra cutânea.

Bioimpedância Elétrica

Freqüentemente discutido em revistas e na TV, esse procedimento baseia-se no fato de que impulsos elétricos enviados através do tecido magro (assim como o músculo) têm maior condutividade do que os enviados através do tecido de gordura. Não se deixe iludir pelos eletrodos conectados ao seu corpo nem pelo luxuoso material impresso do computador, pensando que esse teste é rápido, simples e preciso. Os resultados podem variar enorme­mente de teste para teste – em tomo de 40%.

Suspeita-se de que a impedância bioelétrica seja imprecisa em muitos cálculos. Na verdade, não existe nenhum padrão industrial para criar as fórmulas (elas são programadas dentro do computador) para essas máquinas, e resultados precisos dependem parcialmente da equação. Em outras palavras, as infor­mações que o computador emite somente serão precisas se as fórmulas das quais se derivam estiverem corretas.

O teste de bioimpedância elétrica é menos preciso do que a “submersão” e as medições de dobras cutâneas porque tende a superestimar sua percentagem de peso corporal se você estiver muito magro e a subestimá-la se você estiver muito gordo.

Medições de Dobras Cutâneas

Esse é o teste de gordura mais comum que você encontrará. Os compassos de dobras cutâ­neas assemelham-se vagamente a pinças (quela) na face de um inseto. Quando você mede a gordura, precisa puxá-la firmemente afastando-a do músculo, mas isso não causa dor. Um indicador nos compassos mede a espessura da gordura. (Uma dobra cutânea compreende duas camadas de pele que você beliscou mais a gordura.) A maioria dos testes requer de três a sete medições diferentes para predizer uma percentagem de gordura corporal.

Medindo seu Peso Corporal Utilizando Medições de Dobras Cutâneas

É fácil realizar medições de dobras cutâneas. O compasso de gordura que recomendo, Accu- Measure, requer somente uma medição simples. Uma tabela desenvolvida por dois pesqui­sadores muito respeitados, Dr. Andrew Jackson e Dr. Michael Pollock, e fornecida pelo fabricante permite que você cruze a única medida de dobra cutânea tomada em seu quadril (crista ilíaca) com a sua idade para encontrar a percentagem de gordura corporal.

As pesqui­sas têm demonstrado que essa medição unilateral representa precisamente a quantidade total de gordura no corpo. Essa peça de equipamento leva você para além do tradicional “belisque um pedacinho” e fornece-lhe resultados precisos. Todo profissional da aptidão física irá dizer-lhe que a percentagem de gordura corporal é um índice muito importante para monitorar. Com esse procedimento, testar seu peso corporal não poderia ser mais sim­ples ou com melhor relação custo-benefício, além de levar apenas alguns segundos e ser feito na privacidade da sua casa.

Medindo sua Gordura Corporal Utilizando Fita Métrica

Medir com uma fita métrica (uma fita métrica de tecido funciona melhor) é outra forma excelente e rápida de determinar se você está perdendo peso. (É uma boa idéia utilizar tanto os compassos de do­bra cutânea como as fitas métricas para monitorar suas alterações de peso e composição corporais com mais eficácia.)

Utilizar a fita correspondente à linha de pensamento: “Como fi­cam suas roupas em você?”. Se suas calças já não estão mais justas, você sabe que está perdendo alguns gramas. E se suas medidas estão diminuindo, você sabe que está perdendo gordura! você testar gordura a mais – justamente o que você não precisa!

Além disso, é difícil agarrar essa gordura quando sua pele está escorrega­dia do suor. Se você seguir esses procedimentos simples, seus resul­tados de gordura serão mais precisos. Certifique-se de tomar a medida antes do exercício. Considerando que o san­gue circula até a pele para ajudar a esfriar o corpo durante o exercício, a medição da dobra cutânea será mais espessa imediatamente após o exercício.

Todos esse métodos de composição corporal podem ser realizados por profissionais como o avaliador físico da academia ou nutricionista. Dessa forma você terá um controle exato do seu progresso.

As circunferências

Avaliação das circunferências corporais no Personal Trainer OnlinePara avaliar os progresso dos alunos, a equipe pede que os clientes façam seu controle dos seus perímetros corporais. Os perímetros ou circunferências são principalmente aplicados na avaliação do grau de simetria dos segmentos corporais e no acompanhamento dos efeitos das diversas formas de treinamento sobre a morfologia corpórea.

Para a mensuração dos perímetros é necessário que a fita métrica seja ajustada no ponto anatômico adequado, sem no entanto pressioná-lo demasiadamente, de forma a não comprimir o tecido mole subjacente. Da mesma forma, a fita não deve circundar o ponto com uma pressão muito reduzida, evitando folgas entre o instrumento e a pele.

Existem várias metodologias que podem ser empregadas para aquisição das circunferênciais. Citaremos neste texto uma padronização básica envolvendo medidas de fácil realização, que possuem aplicação direta no trabalho do treinador personalizado.

Em função das necessidades encontradas, outras circunferências poderão ser adotadas. Os interessados em um maior aprofundamento neste aspecto podem consultar Callaway et al, 1988; Ross & Marfell-Jones (1991); Ross (1996); Heyward & Stolarczyk (1996).

Descrição das Medidas

  • Tórax – Medida tomada no plano horizontal logo abaixo da axila, ao nível da prega axilar. Para homens, esta medida tambem poderá ser obtida ao nível dos mamilos.
  • Abdome – Medida tomada no plano horizontal, ao nível da cicatriz umbilical.
  • Quadril – Medida tomada no plano horizontal, na área de maior circunferência do quadril.
  • Braço relaxado – Medida tomada na área de maior circunferência, estando o braço posicionado no plano horizontal, com a articulação do cotovelo em extensão.
  • Braço contraído – Medida tomada na área de maior circunferência do braço, com o mesmo posicionado no plano horizontal e antebraço fletido em supino, num ângulo de 90°. Neste caso, pode-se utilizar o braço contra-lateral para fazer oposição à contração. Se for desejado, o avaliado poderá fazer uma contração máxima, com flexão total da articulação do cotovelo.
  • Antebraço – Medida tomada na área de maior circunferência, devendo a articulação do cotovelo encontrar-se em extensão. A medida pode ser realizada com a palma das mãos abertas (relaxado) ou com flexão dos dedos e punhos (contraído).
  • Coxa – Medida tomada no plano horizontal, logo abaixo da prega glútea. O peso corporal deve estar igualmente distribuído nos membros inferiores.
  • Perna – Medida tomada no plano horizontal, na área de maior circunferência da panturrilha, estando o peso corporal igualmente distribuído nos membros inferiores.

Conclusão

Esse pequeno guia sirva como uma orientação básica para que os professores realizem o controle do progresso dos seus clientes.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?