Como combater a retenção de líquidos em mulheres
15 de maio de 2017
Papel do treino de musculação na prevenção de lesões
15 de maio de 2017
Exibir tudo

Muito conhecido por diversas pessoas, o efeito sanfona é aquele que a pessoa emagrece, mas também engorda com uma grande facilidade. Nossos alunos da musculação online, também passam por isso, e nos sugeriram fazer uma pesquisa para lhes trazer mais informações.

O efeito sanfona?

Logo após uma dieta bastante restritiva. Nosso organismo é muito inteligente, quando ele nota que tem algo “ errado “ acontecendo, ele acaba por “ guardar “ um pouco de energia, e a consequência disso é que o seu metabolismo fica mais lento, por isso, você acaba por não perder mais tanto peso durante o passar dos dias.

Quando a dieta “ termina “, ou você acaba escapando um pouco, o corpo entende que aquela comida “ extra “, pode virar uma reserva. E acaba por guardar um pouco de energia para compensar o tanto que estava faltando nos dias anteriores.

Esse efeito pode resultar em uma resistência a perda de peso, o organismo, acaba por se proteger deste modo, assim, fica cada vez mais difícil a luta pela perda de peso.

Infelizmente, esse efeito acaba resultando em várias complicações na saúde como hipertensão, doenças coronárias, aumento do nível de colesterol, e muitas outras.

Dicas para não passar por esse efeito

Para que o emagrecimento seja saudável e você deseja manter seu peso após as dietas e treinos, é fundamental que você tenha a consciência de que algumas mudanças devem e precisam ser feitas em sua rotina. Segue abaixo algumas dicas para serem seguidas:

  • Dietas restritivas? Fuja delas!

Primeiramente, entenda, não existe dietas milagrosas onde você faz uma restrição completamente inadequada para seu organismo.

O ideal é você iniciar uma reeducação alimentar, ai sim, conseguirá perder e manter o peso desejado.

  • Adoçantes, evite-os também.

Está comprovado que os adoçantes favorecem o ganho de peso, portanto se for consumi-los, procure por adoçantes naturais.

Vale ressaltar, esses adoçantes industrializados, fazem muito mal à saúde, não caia nessas armadilhas.

  • Remédios para emagrecer? Está ai outra armadilha.

Esses remédios provocam uma desaceleração no metabolismo, e de imediato, podem até causar uma certa perda rápida de peso, porém, ao parar de tomar, o peso volta ao normal. Portanto, só tome remédios se for receitados por um médico.

  • Não passe fome e beba muita água

Muito tempo sem comer acaba deixando seu metabolismo lento, e como sabemos, isso acaba sendo ruim para o emagrecimento.

Consuma bastante água durante o dia, o mínimo de 2 litros. Mas não se engane bebendo muita água de uma só vez, é errado. O correto é distribuir e sempre consumir o líquido durante o dia-a-dia.

  • A prática de exercícios é fundamental

Parece algo repetitivo demais, mas é primordial lembrar o quanto isso é importante, pelo menos três vezes por semana, e manterá seu metabolismo sempre ativo.

Mas, não se exercite sem se alimentar, ao invés de perder gordura, perderá massa magra, além de poder te trazer outras consequências não tão agradáveis.

Conclusão:

Com a ajuda de um profissional e mantendo sempre o foco em ter um reeducação alimentar e não entrar em dietas malucas, exercitando-se sempre e com uma frequência razoável, você conseguirá se livrar do efeito sanfona.

Comece já a se cuidar e bons treinos!

Como evitar o efeito sanfona?

Thais Lima
Thais Lima
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na instituição de ensino Esamc Santos. Responsável por fazer a pesquisa, seleção e produção dos melhores conteúdos sobre treinamento, nutrição, gestão de stress e sono, dieta e suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *