O que é melhor para emagrecer, dieta ou academia?
15 de maio de 2018
Anabolizantes: entenda porque você não deve acreditar em milagres
22 de maio de 2018
O que é melhor para emagrecer, dieta ou academia?
15 de maio de 2018
Anabolizantes: entenda porque você não deve acreditar em milagres
22 de maio de 2018
Show all

Portrait of a handsome male bodybuilder standing in fitness gym

A musculação tem um papel fundamental na prevenção de lesões, como todos sabem, os atletas são os que mais estão propícios a sofrer com lesões em toda e qualquer parte do corpo. Independente do esporte, existe os momentos de explosão, de corrida lenta e mais rápida, resistência, força.

Nos esportes coletivos, os atletas tendem a ter uma maior chance de vir a ter algumas lesões devido o “ impacto corpo a corpo “ com outro atleta. O esporte que mais conhecemos por ter atletas lesionados, é o futebol. Pois o corpo do atleta às vezes chega ao seu limite apenas em uma corrida para se alcançar o seu objetivo, o gol. Mas, esporte como handebol e basquete, também podem vir a trazer aos atletas algumas lesões.

Musculação na prevenção por lesões

Inúmeros atletas só procuram o treino de musculação depois de sofrer alguma lesão, e acabam notando o quão é importante aliar o treino ao esporte. Fica aqui uma observação, o esporte acaba não fortalecendo, por si só, os músculos. É preciso ter um “ acompanhamento “ ou um “ algo à mais “ para que haja esse fortalecimento. Assim, ajudando na prevenção das lesões. E qual a melhor prevenção, fazer musculação.

Você irá notar em pouco tempo o quão o treino de musculação irá te ajudar, no ganho de massa magra, resistência, mais segurança, menor risco de lesões, controlar a intensidade nos saltos por exemplo. E entre diversas outras coisas.

Especifique os treinos

Com a ajuda de um profissional, faça treinos específicos para o esporte que pratica, assim não ficará aquela coisa massante de “ levantar ferros “ ( afinal não são todas as pessoas que gostam ).

Com os treinos bem específico, você estará mais disposto e com mais motivação para continuar o treino, e assim, notará o quanto isso irá mudar na hora em que estiver praticando o esporte. ( mesmo para os “ atletas de fim de semana “, a musculação também é valiosa, sua resistência e musculatura irão te ajudar a não “ acabar com a brincadeira “ tão cedo ).

Um exemplo básico: Futebol

Vários clubes adaptaram os treinos de musculação com os de habilidade física, assim evitaram diversas lesões em atletas. Um atleta que joga por 90 minutos atinge sua potência máxima, naqueles momentos, fazendo assim com que a musculatura force de todas as maneiras, e o recomendado, claro é a prevenção.

Por isso, o treino de musculação surge, para fortalecer o atleta nas mais diversas situações.

Conclusão:

Podemos ter uma base de que a musculação pode ser utilizada para vários aspectos na vida, e no esporte não poderia ser diferente. Basta ter um profissional ao seu lado, que lhe ajude com treinos específicos e o melhor para aquele momento, sendo assim, você só tem a ganhar com a prática de treinos de musculação aliados ao esporte. Fica a dica!

Bons treinos.

Bibliografia:

Thais Lima
Thais Lima
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na instituição de ensino Esamc Santos. Responsável por fazer a pesquisa, seleção e produção dos melhores conteúdos sobre treinamento, nutrição, gestão de stress e sono, dieta e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?