Introdução

Em nossa consultoria de personal trainer online o programa de treino é montado em 2 fases, 1º o professor monta o macrociclo de 4 meses de acordo com seu objetivo, e depois ele monta a planilha de 5 a 8 semanas de acordo com o plano contratado.

Avaliação

O processo de avaliação física é fundamental para o planejamento correto do seu treino, pois a partir dele é que seu professor vai identificar suas necessidades e objetivos.

Histórico de saúde

Através do histórico de saúde o treino já pode ser montado para prevenir lesões, doenças pregressas ou diminuir o risco de doenças futuras como o infarto e a hipertensão arterial.

Objetivo

Muitos alunos têm objetivos conflitantes como secar e ganhar assa muscular ao mesmo tempo, e com nossa avaliação antropométrica vai ser possível organizar o planejamento para que a fase de e emagrecimento, hipertrofia ou definição muscular sejam realizadas de forma correta.

Nível do aluno

Identificar o nível de experiência e condicionamento físico é fundamental para montagem do programa de treino, pois muito alunos querem ficar com físicos esculturais em um prazo muito curto. Ao identificar o nível do aluno o plano de treino vai ser montado para elevar o seu nível de performance sem o risco de gerar overtraining.

Qualidade do sono

Comer, treinar e dormir é uma regra que deve ser lei para nossos clientes, e por isso que na avaliação física o aluno vai informar quantas horas dorme, quantas vezes acorda a noite, se tem insônia ou se usa o smartphone antes de dormir. Isso é importante porque a maioria dos processos fisiológicos acontecem no sono e se nosso cliente dormir pouco ou dormir mau os resultados vão ficar prejudicados.

Rotina e infraestrutura de treino

Esse é outro ponto fundamental no processo de avaliação do trabalho do personal trainer, já que a escolha dos exercícios, divisão das séries e métodos de treino vai depender que quantos dias, qual horário, e principalmente quais aparelhos ele tem para treinar.

Macrociclo

Com essas informações o professor vai montar seu macrociclo “planejamento” de 20 semanas de treino. Nesse planejamento vão estar descritas todas as variáveis fisiológicas e valências físicas a serem estimuladas para a obtenção do objetivo.

Plano de treino

Se orientado por tudo que foi planejado no macrociclo o seu professor vai montar o treino com a descrição de exercícios, séries, repetições, intervalo, velocidade e evolução de volume e intensidade do treino. Muitos alunos acham que o treino é um processo estático que não evolui ao longo das semanas, mas isso é um grande erro.

Conclusão

Em nossa empresa o programa de treino tem o foco em resultado, por isso os clientes realizam sua avaliação de medidas na 1º semana e vão reavaliando a cada 2 ou 4 semanas. Se a evolução não acontecer o personal trainer vai ajustar o programa de treino para que o resultado aconteça.