Alimentos termogenicos ele pode ser seu aliado
16 de julho de 2017
Em quais situações é possível ganhar massa muscular e definir ao mesmo tempo
20 de agosto de 2017
Exibir tudo

Retenção hídrica ( termo usado corretamente, popularmente conhecido como retenção de líquidos ), afeta adultos de ambos os sexos, por diversas questões. As mulheres, por sua vez sofrem mais com isso, devido a quantidade de hormônios, mas muitos homens não ficam pra trás, por razões adversas também retém líquido no corpo.

A retenção causa um desconforto e uma sensação de inchaço pelo corpo, o que deixa muita gente bem incomodada. Fizemos algumas pesquisas e ao decorrer do artigo, você verá que não é difícil evitar, ou pelo menos, diminuir esse ” problema “.

O que é retenção hídrica?

O corpo acaba por não conseguir eliminar certos fluidos corporais e assim, começa a retê-los, isso causa a sensação de inchaço. Mas, o que muitos não sabem é que existem diversos motivos pare que ocasione essa retenção, como por exemplo alguma falta de vitaminas no corpo, pressão arterial, gestação, período menstrual, sedentarismo… esses são alguns exemplos, mas podemos dizer que a causa vai de pessoa para pessoa e só com alguns exames para serem descobertas.

Como diminuir a retenção?

embora os motivos sejam diversos, certos hábitos são ” clichês ” para que se consiga a diminuição da retenção que incomoda tanto o indivíduo.

Beba muito Líquido.

Engana-se quem pensa que deva evitar o líquido nessa fase, muito pelo contrário, ingerir água ajuda no processo de circulação e também acelera o metabolismo, sendo assim todo os sistemas começam a funcionar melhor, sendo assim, o processo pela diminuição, se inicia.

Não fique por muito tempo na mesma posição.

Ficar por muito tempo em pé, ou sentado, pode aumentar a retenção, pois afeta diretamente o sistema circulatório. Portanto, a cada uma hora e meia, dê uma caminhada, tente mudar um pouco de posição, isso fará com que a circulação volte ao normal.

Faça exercícios aquáticos

A pressão da água é menor que a do ar, portanto, a consequÊncia de exercícios aquáticos é ajudar no sistema circulatório, pois os vasos sanguíneos ficam um pouco mais maleáveis, e isso, acelera também a circulação.

Drenagens linfáticas

se você conseguir fazer drenagens com frequência, notará o quão a drenagem faz a diferença. Ás vezes a pessoa consegue ver diferença, já na primeira sessão. Os movimentos em circulos, também ativam o sistema circulatório, e assim ajuda a diminuir a retenção.

Mas, é importante ressaltar que a drenagem deve ser feita por profissionais capacitados.

Conclusão

Com pequenas mudanças na rotina, conseguimos com que pelo menos o efeito da retenção, diminua. A retenção ocasiona dores, pode prejudicar na perda de peso, entre outras coisas. Caso, vocÊ mude alguns hábitos e note que o inchaço não diminui, procure um médico e tire todas e qualquer dúvidas persistentes.
Retenção de líquidos e como acabar com esse incômodo?

 

 

Thais Lima
Thais Lima
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na instituição de ensino Esamc Santos. Responsável por fazer a pesquisa, seleção e produção dos melhores conteúdos sobre treinamento, nutrição, gestão de stress e sono, dieta e suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *