Papel da musculação no controle e prevenção de doenças inflamatórias
9 de maio de 2017
Transtorno alimentar na musculação, como ajudar o aluno
10 de maio de 2017
Papel da musculação no controle e prevenção de doenças inflamatórias
9 de maio de 2017
Transtorno alimentar na musculação, como ajudar o aluno
10 de maio de 2017

Muitas alunos na personal trainer online buscam a perda peso rápida para certos eventos, ou para as férias. Muitas modalidades desportivas fazem isso para que possam lutar numa categoria que não condizem com seus biotipos, e utilizam vários recursos, como ficar em sauna durante horas, malhar com casacos, e ainda, alguns usam recursos ilícitos como drogas ou anabolizantes.

Perda de peso rápida

Nós que apenas somos telespectadores, e vemos o esporte de vez em quando, não entendemos muitos sobre o assunto, por isso, aliamos o dopping ao uso de drogas e que melhoram o desenvolvimento físico, mas não é bem assim que funciona.

Existem 3 circunstâncias que podem levar o atleta ao dopping:

  • Potencial para melhorar o desempenho
  • Represente risco à saúde
  • Quebrem o “fair-play” e violem o espírito do esporte

Vantagens e desvantagens da perda de peso rápida

É confirmado que a perda rápida de peso, pode sim contribuir para um desempenho maior para as lutas e aparência em alunos da musculação. Mas, de um outro modo, podemos também analisar que alguns estudos nos confirmam que essa perda de peso rápida pode afetar em alguns atributos físicos como a força e resistência.

A maioria dos atletas “ embarca “ nessa loucura para poder competir com um atleta teoricamente mais “ fraco “, e por isso, estudos comprovam que isso seria uma grande vantagem, já que esses que perdem peso rapidamente, já adquiriu com o tempo uma força ou resistência maior.

Óbvio que a perda de peso rápida contribui e muito para a piora da saúde, pois os atletas utilizam de diversos fatores, “ não saudáveis “ para chegar à este objetivo. Ocasionando assim a baixa imunidade, por exemplo. Infelizmente, devido à tanto métodos utilizados que não são tão saudáveis, foram constatados até alguns óbitos entre esses atletas.

Quebra de “ Fair-Play “

Essa perda de peso acaba violando o espírito esportivo. E por pura consequência, quando um atleta abaixa muito o peso para as competições, todos os outros se veem “ obrigados “ à fazer o mesmo.

Qual seria a solução?

Claro, que se um atleta resolve descer de categoria, isso seria um pouco injusto para com outros atletas, pois esse mesmo, teria mais vantagem já que adquiriu ao longo da vida, mais força e resistência em sua categoria. O atleta prejudicaria os colegas de esporte e também sua saúde, Poderiam impor regras mais rígidas para que isso não acontecesse, para que esse círculo vicioso acabasse.

Conclusão

Alunos da musculação e atletas precisam ter uma consciência que além de estarem prejudicando a si mesmos, acabam prejudicando toda uma categoria de diversos atletas pelos quais lutam diariamente por suas conquistas dentro do esporte. A consciência e a inclusão de regras mais rígidas e impostas, seria sim, a grande solução.
Supervisão técnica: Prof. Rodrigo Ramos
Riscos da perda de peso rápida na musculação e esportes de luta

 

Thais Lima
Thais Lima
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na instituição de ensino Esamc Santos. Responsável por fazer a pesquisa, seleção e produção dos melhores conteúdos sobre treinamento, nutrição, gestão de stress e sono, dieta e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?