Treino musculação e emagrecimento parte 2
25 de setembro de 2012
Série de costas para iniciantes, intermediários e avançados
26 de setembro de 2012
Exibir tudo

O treino de musculação para as costas é o mais indicado para o desenvolvimento  da  musculatura  posterior do tronco e o puxador e a remada com suas variações são os exercícios mais utilizados.

Principais músculos envolvidos no treinamento de costas

Os músculos envolvidos diretamente no treinamento de costas são; grande dorsal, peitoral maior (porção esternal), redondo maior, trapézio, subclávio, peitoral menor, bíceps braquial, braquial e braquiorradial. Os músculos do manguito rotador trabalham na estabilização do ombro, portanto é fundamental treiná-los para evitar lesões no ombro.

Treino de costas

Exercícios para grande dorsal

Os principais exercícios para o grande dorsal principalmente em suas fibra laterais são os puxadores e barras na frente e na nuca, sendo os movimentos na nuca mais recomendados a porção superior do trapézio

Exercícios:



Exercícios para os adutores da escapula

Os exercícios de remada trabalham o grande dorsal, mas tem sua ação principal nos adutores da escapula como na foto abaixo, eles funcionam como complemento do treino de costas ou parte principal em indivíduos que tem o trapézio fraco

Exercícios:



Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos

Graduado em Educação física
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício
Pós-graduado em Reabilitação Cárdica
Personal training com experiência em performance e reabilitação cardíaca
Professor das disciplinas de fisiologia do exercício, treinamento desportivo e avaliação das capacidades física
Professor do departamento de Medicina Preventiva da Unimed – Santos
Atuou por 3 anos como pesquisador do Laboratório de Fisiologia do Exercício do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte
Sócio fundador do site musculacaoonline.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *