Treino hipertrofia muscular, série ABCDE, sexo masculino com prioridade nas pernas
12 de março de 2013
Dicas básicas de treino para ter um músculos firmes e fortes
11 de junho de 2013

Quando os alunos da personal trainer online nos procuram para tirar algumas dúvidas, é que vemos o quão importante são as informações contidas no blog. Dessa vez, o que eles queriam esclarecer era como o exercício físico poderia servir de prevenção ao câncer, e em busca de informações, que conseguimos produzir este artigo.

Todos já ouviram falar que o exercício físico ajuda para prevenir diversos tipos de câncer como colo do útero, mama e entre outros. Mas, também podemos confirmar que as pessoas que tem uma rotina de atividade física, também são aquelas que possuem hábitos mais saudáveis, como uma alimentação balanceada e não fumam.

Exercício e prevenção do câncer?

Estudos recentes, confirmam que o exercício é capaz de reduzir a expressão de genes associados à proliferação do câncer (chamados de “oncogenes”), reduzir a inflamação crônica e entre outros fatores que apontam para o desenvolvimento do câncer.

Pode ser comprovado também de que o exercício afeta diretamente para a prevenção, por exemplo, quando a musculação é contraída, produzem proteínas especificas chamada de “ miocinas “, que trazem diversos benefícios por todos os órgãos, como a melhora da sensibilidade à insulina e inflamação.

Estudo Dinamarquês confirma o fato

Um recente estudo dinamarquês confirmou através de pesquisas com camundongos, que fizeram atividade física voluntariamente, nas rodinhas que ficam dentro das gaiolas, e acabaram apresentando uma incidência menor de vários tipos de tumores.

O que podemos afirmar é que a atividade física acabou liberando uma imunidade para a “ invasão “ de linfócitos, e acaba criando células que “vigiam “ para que não surjam células tumorais e que assim possam vir a destruí-las.

Precisam ser feitos os estudos em humanos

Claro, que a pesquisa com camundongos serviu para aumentar as chances de que seja comprovado cientificamente que a atividade física previna o câncer. E de um jeito simplificado, podemos explicar que é, como se o exército não aumente a potência de seus soldados, mas que facilite a chegada do batalhão em direção ao inimigo. Ou seja, quanto mais exercício e uma rotina saudável a pessoa obtiver, menos chance de que o câncer se desenvolva pelo corpo.

Conclusão

Esses estudos sempre nos aumentam as esperanças, e claro, precisam ser feitos e refeitos diversas vezes para que se tenha plena certeza, mas é fácil comprovar o quanto as expectativas se renovam a cada pequena coisa descoberta, e o quanto podemos pensar que o exercício físico, pode sim ter um efeito terapêutico para o câncer.

Na “ dúvida “, mantenha sempre uma rotina saudável com uma alimentação balanceada e exercícios pelo menos umas três vezes por semana, note o quanto a sua saúde melhora em pouco tempo. A atividade física previne diversas doenças, além do que, melhora nossa disposição para enfrentarmos o dia-a-dia.

Supervisão: Prof. Rodrigo Ramos

Bibliografia:

Hojman P, Dethlefsen C, Brandt C, Hansen J, Pedersen L, Pedersen BK. Exercise-induced muscle-derived cytokines inhibit mammary cancer cell growth. Am J Physiol Endocrinol Metab 2011; 301(3): E504-10.

Como o treino de musculação e aeróbio previne o câncer

Thais Lima
Thais Lima
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na instituição de ensino Esamc Santos. Responsável por fazer a pesquisa, seleção e produção dos melhores conteúdos sobre treinamento, nutrição, gestão de stress e sono, dieta e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?