Avaliação física inicial – Guia completo para recém formados
23 de abril de 2018
O treino online é feito de acordo com meus equipamentos?
23 de abril de 2018

There is no ads to display, Please add some

Muitos clientes da personal trainer online querem treinar em casa mas não tem nenhum equipamento. Isso realmente não é um problema, pois nossa equipe está preparada para montar um treino com exercícios calistenicos e com o peso do próprio corpo.


There is no ads to display, Please add some

Calistenia e Levantamento de seu Próprio Peso Corporal

O inconveniente de usar o peso corporal para exercícios de força é que geralmente o exercício fica muito difícil ou muito fácil. E, se a quantidade de esforço é apenas boa, não demorará muito para tornar-se fácil demais.

Tome apoios e flexões na barra fixa como exemplos. Algumas pessoas não conseguem fazer nenhum, outras muito pouco com grande esforço e um pequeno número pode executar repetições instáveis durante um longo tempo.

Na calistenia e na utilização de peso corporal não existe a condição de ser bom ou ruim. Simplesmente perceba suas limitações. Você pode utilizar esses tipos de exercícios para manter algum nível de esforço, e uma série rápida de apoios nunca será demais.

Para deter­minar sua eficácia, faça esta pergunta: posso fatigar os músculos que estou utilizando em 6 a 20 repetições? Se não puder, você não está otimizando os resultados de força ou tempo gasto!

Fundamentos sobre o treino com auto-resistência

Não acredite em tudo que lhe disserem sobre qualquer tipo de exercício. Você deve utilizar o exercício certo (definido por sua meta), gostar de utilizá-lo e utilizá-lo corretamente! A qualidade do exercício e a maneira como você o utilizará são os dois pontos mais importantes que você deve levar em conta.

Tecnicamente, e do ponto de vista fisiológico, a maneira como o corpo adapta-se a uma sobrecarga com a qual não está acostumado (chamada efeito de treinamento) não muda. Nem o corpo diferencia entre um equipamento e a auto-resistência.

Conforme salientado anteriormente, o corpo somente compreende o treinamento efetivo e a sobrecarga correta, independente­mente da escolha da tensão.

Você precisa fazer esta pergunta: o exercício que estou utilizando pode fazer o espe­rado? Em outras palavras, os princípios de sobrecarga não mudam. Se o exercício per­mite que você se exercite mais intensamente do que o seu corpo está acostumado, e você gosta de fazer isso regularmente, você obterá resultados.

Os cuidados

Por outro lado, equipamentos de preço elevado não farão o trabalho por você nem lhe fornecerão necessariamente melhores resultados do que os exercícios com o peso corporal. Contudo, você precisa encontrar um equi­líbrio entre o equipamento e o peso corporal.

Para isso, basta seguir as orienta­ções de treinamento e as técnicas de exercício corretas. O fundamental é selecionar um exercício que possa satisfazer os padrões biomecânicos e de sobrecarga.

Agora, se os modernos equipamentos motivam-no a exercitar-se, e o orçamento não o preocupa, então nada o impede de in­vestir no que você quer. Além dos aparelhos cardiovasculares tradicionais e dos equipamentos de treinamen­to de força já discutidos, vários aparelhos de exercícios são incrivelmente produtivos

Conclusão

Seu próprio peso corporal lhe fornecerá resistência suficiente para alguns exercícios, mas não conte com isso indefinidamente na contribuição para um programa de treinamento bem-sucedido.

Leia mais


There is no ads to display, Please add some
Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Graduado em Educação física e Pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardíaca. Atuei por mais de 10 anos na Reabilitação Cardíaca e no ensino superior ministrando aulas na Graduação e Pós Graduação nas disciplinas de fisiologia do exercício, treinamento desportivo e avaliação das capacidades física. Trabalho como personal trainer a mais de 15 anos na cidade de Santos, em 2012 fundei o site wwwmusculacaoonline.com.br para oferecer um serviço de personal trainer com suporte online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *