Como o Smartphone aumenta o sedentarismo nas crianças
15 de março de 2018
Como o Xenical acelera a perda de peso
16 de março de 2018

Muito difundida entre os clientes da personal trainer online, a proteína do soro do leite é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Mas por que ela é tão famosa assim? São pelos seus benefícios? Sim, vamos listar alguns deles e algumas vantagens em relação a outros tipos de proteínas:

Whey Protein

  • * Maior valor biológico (100). Se compararmos com o frango (79), peixe (83), carne vermelha (80) e ovos (88), por exemplo, a sua superioridade fica muito clara;
  • * Altas concentrações de glutamina e BCAA;
  • * Promove maior retenção de nitrogênio (fator importante para o crescimento muscular);
  • * Possui ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo os sintomas de overtraing;
  • * Ela tem uma rápida absorção – para mim, a grande vantagem sobre as outras fontes -, ou seja, ela é a mais efetiva na tal “janela de oportunidade”. Esta acontece logo após o treinamento de força, neste momento o músculo está mais receptivo a nutrientes, o que proporciona um alto grau de absorção de proteínas, aminoácidos, carboidratos…

Os tipos

No mercado, existem “tipos” de whey protein, isto porque como é extraída do soro do leite, existe um teor de água muito grande que chega a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7% a 1,2% de proteína “pura”, o que é um valor muito baixo. Para melhorar esse percentual baixo são realizados os processos de microfiltração e ultrafiltração, o que origina 3 tipos do produto:

  • Concentrada: Financeiramente falando é o mais em conta. Já que o custo de elaboração dela é muito menor quando comparado as outras. Ela também passa pelo processo de filtragem, porém de forma mais leve, o que resulta em um percentual de 70 a 80% de proteínas. Ainda assim, a proteína concentrada contém altos índices de BCAA e glutamina.
  • Isolada: É mais indicada a quem está em uma dieta de restrição calórica e, ao mesmo tempo, busca um produto que tenha uma maior concentração de proteínas (neste chega a até 95%). A concentração só é maior graças ao grande processo de filtragem e ainda por cima sofre uma troca iônica, o que resulta, também, em uma menor concentração de gordura e lactose no produto final.
  • Hidrolisada: Além de passar por todo o processo citado acima (ultrafiltração e troca iônica), este tipo de produto passa por um processo chamado hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias protéicas. Este processo facilita ainda mais a absorção do produto pelo nosso organismo.

whey protein para o treino de hipertrofia muscular

Como tomar whey protein?

É indicada a utilização do produto logo após o treino (como citei acima), para complementar a sua dieta, outro horário interessante é logo ao acordar. Já que passamos horas dormindo e

sem se alimentar, o catabolismo é certo. Então, nada melhor do que a absorção absurdamente rápida do whey protein.

Para quem almeja o crescimento muscular, o indicado é ingeri-la logo após o treino juntamente com uma solução composta com carboidrato (maltodextrina ou dextrose), já que este ajuda no transporte dos nutrientes para dentro das células, tudo isso graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico da malto ou dextrose.

Use a simplicidade na hora de preparar o seu shake de whey protein. Adicione 20 a 25 gr do produto em 200ml de água, juntamente com a malto ou dextrose. Se estiver utilizando creatina, também é uma boa ideia adicioná-la no shake.

Whey só serve para ganhar peso ou músculos?

Quem acha isso está muito enganado. Ela é muito indicada para quem quer emagrecer também. Ela ajuda a controlar os índices de açúcares no sangue, além de saciar a fome logo após a sua ingestão.

Preços e onde encontrar

Durante a diferenciação das formas do produto, deixei claro o tipo dele que é o mais em conta financeiramente (concentrado). Busque sempre informações sobre os produtos e sua qualidade. Observe na tabela nutricional “quantos scoops são necessários para atingir a quantidade de proteína prometida”, isso te ajudará a escolher um excelente produto em questão de custo-benefício.

Não caia nessa de querer ir atrás só de produtos importados ou nacionais. Existem muitos importados que não valem nada e, por muitas vezes, com o mesmo valor deste você compra um nacional de excelente qualidade. Nem tudo o que vem de fora é melhor.

Conclusão

O Whey Protein é uma excelente opção de suplemento, mas antes de usar procure um nutricionista e tenha certeza que sua ALIMENTAÇÃO está correta, e só depois disso pense em usar qualquer suplemento.

Leia mais!

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?