Definição muscular e proteínas, guia completo.
14 de fevereiro de 2018
Hipertrofia muscular, a genética faz diferença?
14 de fevereiro de 2018
Definição muscular e proteínas, guia completo.
14 de fevereiro de 2018
Hipertrofia muscular, a genética faz diferença?
14 de fevereiro de 2018

A fibromialgia é uma doença que está crescendo e muitos alunos da personal trainer online tem dúvidas e dificuldades em achar conteúdos com o tema, por isso, em meio à algumas pesquisas, vamos tentar esclarecer algumas dúvidas.

Musculação e fibromialgia

O consenso brasileiro de fibromialgia recomenda que os alunos realizem exercícios 2 vezes por semana. O consenso fala em atividades aeróbia leves. Mas nesse artigo vamos demonstrar que o treino de forma é benéfico e pode ser usado por esses pacientes.

O treino de musculação vem sendo usado em pacientes com musculação, e os resultados são animadores, eles demonstraram que são seguros e promovem redução dos quadros de dor e aumento da força física em indivíduos com fibromialgia(1,2).

Apesar de ser seguro, o treino deve ter uma progressão lenta da carga para assegurar o conforto do aluno, e alguns alunos podem piorar nas primeiras 8 semanas de treino. Por isso, o personal trainer deve esperar até 15 semanas para avaliar o progresso do cliente(3)

Rooks et al. [1,4], demonstraram que um programa de musculação e treino aeróbio melhora os sintomas da fibromialgia, além disso os pacientes tiveram um aumento da força muscular sem ocorrência de lesões. O aumento da atividade social é outro ponto positivo nos alunos com fibromialgia que fazem musculação e devem ser estimulados por seu professor.

Outro ponto importante, foi um estudo que comparou a força de mulheres com fibromialgia e mulheres saudáveis, e os resultados mostraram que ambos os grupos tiverem benefícios com o treino de musculação (5).

A fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta o sistema muscular de forma crônica, ela está entre as doenças reumatolólocas mais frequentes, e acomete as mulheres em maior grau.

Sintomas da fibromialgia

Na fibromialgia os pacientes relatam quadros de fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos.

Além disso, muitos acontecem outras doenças associadas como a depressão, a ansiedade, a síndrome da fadiga crônica, a síndrome miofascial, a síndrome do cólon irritável e a síndrome uretral inespecífica.

Musculação e fibromialgia, uma nova opção de tratamento

Tratamento da fibromialgia

Os pacientes geralmente usam de tratamentos que reduzam o quadro de dor, nos EUA seus custos de saúde anuais cheguem a U$ 9.573,00 por paciente, representando gastos 3 a 5 vezes maiores do que a população em geral.3 

A doença já foi descrita a muito tempo, mas infelizmente sua causa é multifatorial e ainda não se consegue determinar a causa da doença. A fibromialgia deve ser tratada por um reumatologista de forma primária, mas é fundamental o envolvimento do educador físico para a melhor da saúde do paciente.

O tratamento da fibromialgia exige uma equipe multidisciplinar para aplicar tratamentos não farmacológico e farmacológico. Qualquer tratamento deve ser elaborado de acordo com a dor do paciente.

Conclusão

A fibromialgia é uma doença que exige tratamento multidisciplinar, e fica claro que o treino de musculação é uma ótima opção para a melhora dos sintomas e aumento da aptidão física dos pacientes com fibromialgia

Referências

  1. Häkkinen A, Häkkinen K, Hannonen P, Alen M. Strength training induced adaptations in neuromuscular function of premenopausal women with fi bromyalgia: comparison with healthy women. Ann Rheum Dis 2001;60:21-26.
  2. Rooks DS, Silverman CB, Kantrowitz FG. Th e eff ects of progressive strength training and aerobic exercise on muscle strength and cardiovascular fi tness in women with fi bromyalgia: a pilot study. Arthritis Rheum 2002; 47:22-8
  3. McCain GA, Bell DA, Mai FM, Halliday PD. A controlled study of the eff ects of a supervised cardiovascular fi tness training program on the manifestations of primary fi bromyalgia. Arthritis Rheum 1988;31:1135-41.
  4. McCain GA, Bell DA, Mai FM, Halliday PD. A controlled study of the eff ects of a supervised cardiovascular fi tness training program on the manifestations of primary fi bromyalgia. Arthritis Rheum 1988;31:1135-41.
  5. Feldman D. Síndrome da fibromialgia: definição, classificação, epidemiologia. I Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, São Paulo; 1998.
  6. HEYMANN, Roberto Ezequiel et al. Consenso brasileiro do tratamento da fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, vol.50, n.1 [cited  2017-05-22], pp.56-66. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000100006&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042010000100006.
  7. Treinamento de força muscular em portadores da síndrome da fibromialgia. SS Teotônio, JS de Oliveira Barbosa – Fisiologia – researchgate.net
Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?