Suplementação de TCM para emagrecer. Realmente funciona?
25 de maio de 2018
Ganhar massa muscular e definir, o que devo fazer?
27 de maio de 2018
Show all

47751288 - running determined sprinting woman runner on beach. midsection of sporty woman training on beach. young female is wearing pink sports bra. determined runner is exercising on sunny day.

Abordarei nesse artigo a forma mais adequada para a prescrição do exercício físico para os indivíduos que já sofreram um ou mais infartos agudo do miocárdio (IAM) e os benefícios do mesmo.

É indispensável para a população que sofreu IAM, a realização de um teste ergométrico ou ergoespirométrico, para se ter noção da real condição do indivíduo e com isso prescrever o exercício físico com maior segurança e eficácia.

O infarto

Mas o que significa IAM?  Significa a morte de uma parte do músculo cardíaco, sendo considerada uma das principais causas de mortalidade dentre as doenças cardiovasculares no mundo e também no Brasil, correspondendo a 8,9% do total de mortes em 2008.

É ocorrido devido à obstrução das artérias coronárias, causada pela aterosclerose (acumulo de “gordura” na parede das artérias) ou em alguns casos devido a trombos ou êmbolos, reduzindo assim o aporte sangüíneo para o músculo cardíaco. Indivíduos portadores de fatores de risco, como hipertensão, obesidade, tabagismo, diabetes mellitus, sedentarismo entre outros, são mais suscetíveis ao infarto.

Voltando para o exercício físico, a prescrição do treinamento pelo teste ergométrico deve ser feita pela fórmula da frequência cardíaca (Fc) de reserva ( Fc treinamento = (FC máxima – Fc repouso) – % do treinamento + Fc repouso), onde a % do treinamento deve ficar entre 50% a 70% da fc máxima do teste. Caso a pessoa tenha realizado um teste ergoespirométrico, o treinamento deve ser prescrito entre o 1º limiar (LA – limiar anaeróbio) e 10% abaixo do 2º limiar (PCR – ponto de compensação respiratório).

Deve haver atenção para a forma de realização do teste e do treinamento, da forma que se o teste ergométrico/ergoespirométrico foi realizado em esteira e o treinamento em bicicleta, deve-se diminuir 10% da Fc máxima, e recalcular a zona de treinamento. Outro ponto importante é caso o individuo apresente isquemia durante o teste, devendo ser considerado essa frequencia como máxima, evitando assim que o individuo treine em isquemia.

O programa de treino

O programa de treinamento físico para quem sofreu infarto agudo do miocárdio deverá possuir predominância aeróbia, em torno de 40 minutos, seguido por 15 minutos de exercício resistido de baixa a moderada intensidade, realizado em series de 10 a 15 repetições, com descanso de 1 minuto no mínimo, evitando durante a execução manobra de valsalva, havendo no final 5 minutos de alongamento/relaxamento, pelo menos 3x por semana.

O exercício físico irá modificar de forma positiva diversos mecanismos responsáveis pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular, dentre eles estão: a melhora da função endotelial, gerando aumento da liberação de hormônios vasodilatadores; regressão da placa aterosclerótica e com a formação de colaterais, que ocorre devido ao desenvolvimento de novos vasos para suprir a deficiência causada pelo tecido cardíaco necrosado.

Conclusão

Com a melhora de todos esses mecanismos no individuo que sofreu IAM, há uma maior perfusão miocárdica, ou seja, chega mais sangue para o músculo cardíaco, reduzindo com isso a isquemia (falta de sangue no coração), além de importantes adaptações autonômicas, tanto nos sistemas nervosos, quanto nos reflexos musculares e arteriais.

Referências

  1. Saúde Brasil 2009. Ministério da Saúde do Brasil 2010
  2. NEGRÃO, C.E.; BARRETO, A.C.P.; Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. São Paulo: Manole. 201
  3. Adams, V. Impact of Regular Physical Activity on the NAD(P)H Oxidase and Angiotensin Receptor System in Patients With Coronary Artery Disease. Circulation 111; 555-562, 2005.

3 Comments

  1. Robson Melo disse:

    Gostei da informação pois estou fazendo faculdade de fisioterapia e estou estudando fisioterapia cardiaca

  2. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia! Que bom que gostou, se quiser publicar em nosso site está convidado!

  3. Rodrigo Ramos disse:

    Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?