Lesão por esforço repetitivo na musculação. Como evitar?
25 de maio de 2018
Recuperação infarto agudo do miocárdio com exercício aeróbio
26 de maio de 2018

A suplementação com triacilgliceróis de cadeia média tem se apresentado como uma opção para indivíduos que buscam a perda de peso, esse tipo de suplementação segue a mesma teoria das dietas com alto níveis de gordura e baixos níveis de carboidratos. Nosso objetivo com esse artigo, é discutir a real eficácia desse tipo de suplementação na perda de peso

O TCM

Estudos com animais demonstraram que o consumo de dietas ricas em TCM resultaram em aumento da temperatura corporal, sugerindo que os AGCMs são rapidamente catabolisados após sua ingestão.

O estudo

Um estudo analisou o efeito térmico do alimento (ETA), em resposta ao consumo de uma dieta com 1.300 kcal, contendo trinta gramas de TCM ou TCL, em indivíduos saudáveis. O gasto calórico total aumentou e o quociente respiratório (QR) diminuiu após a ingestão de TCM, e isso mostra um aumento da queima de gordura.

Seaton et al. compararam o ETA após a ingestão de dieta contendo 48 gramas de TCM ou 45 gramas de óleo de milho (TCL). A dieta com TCM resultou em um aumento significativo no consumo de oxigênio no período pós-prandial quando comparada à dieta com TCL, induzindo o aumento do gasto calórico (53 kcal ou 17 kcal/h) no repouso.

Yost e Eckel falharam em mostrar diferen­ça na perda de peso entre dois grupos de mulheres obesas, sob dieta hipocalórica, por um período de doze semanas, constituída de 30% das calorias sob a forma de TCL ou 24% das calorias como TCM + 6% com TCL. Como a composição corporal não foi analisada, conclusões a respeito de quaisquer mu­danças na gordura corporal total não puderam ser extraídas desse estudo.

Conclusão

Segundo tudo que foi apresentado acima, parece que a suplementação do TCM associado a uma dieta hipocalórico ou eucalórica é capaz de aumentar o gasto calórico total via aumento efeito térmico do alimento (ETA) e acelerar a perda de peso, mas são necessários mais estudos para provar isso.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?