Só fazer 100 agachamentos até o chão por dia com o peso do corpo que seu bumbum vai ficar perfeito! Bom, você deve estar de saco cheio desse tipo de post, né?
Bom, então vou te falar a verdade: um recente estudo sobre o crescimento dos músculos adutores, glúteos, quadríceps e isquiotibiais avaliou se era melhor agachar até 90° ou 120° para hipertrofia.
Se você quer baixar um treino 100% gratuito, CLIQUE AQUI e baixe treinos gratuitos para emagrecer e definir
Os resultados demonstraram que o agachamento profundo gerou 3x mais hipertrofia no glúteo que o agachamento a 90°.
Então, você pode concluir que é melhor agachar até o chão que a 90°, certo? Bom, vamos aos fatos:
- 1° O estudo era com iniciantes.
- 2° A diferença foi de 2% para 6%.
- 3° Agachamento profundo não é para todos.
O que quis te provar com esse post é que é muito fácil pegar um estudo e manipular a informação. Não conheço nenhuma aluna que faz agachamento com o equivalente ao peso do corpo que não tenha ganhado glúteo!
E se seu bumbum não crescer o quanto você deseja, basta trocar o agachamento por um búlgaro ou split, que são exercícios com a mesma mecânica, mas com amplitude bem maior, como no exemplo abaixo:
- Split 4×6
- Búlgaro 3×12
- Agachamento no banco 3×20
- Elevação Pélvica 3×20
- Cadeira abdutora 3×36 (DROP SET DE 12)
- Flexora sentada 3×10
- Stiff Unil. 3×10, 12, 15
- Cadeira extensora 3×36 (DROP SET DE 12)
Um exemplo de superação
Anastacia lutava para desenvolver o glúteo, estagnada no agachamento com 30kg. Sob orientação precisa, dedicou-se a um treino especializado, aprimorando técnica e força.
Essa jornada não só elevou seu agachamento para 50kg, mas também moldou o bumbum dos sonhos. O progresso físico refletiu uma transformação interna, demonstrando que com determinação e orientação correta, metas aparentemente distantes podem ser atingidas. Anastacia agora inspira outros, simbolizando superação e conquistas.
Conclusão
Quanto à pergunta no título, a resposta é simples: não faça exercícios sem o acompanhamento de um BOM PROFESSOR, da mesma forma que você não tomaria remédio sem ir ao médico, pois muitas vezes a diferença entre o remédio e o veneno está na dose!