A Memória muscular é um ajuste fisiológico que o corpo promove como meio de deixar nossas células mais eficientes e recuperar o desempenho adquirido no treino anterior. No dicionário diz que memória é “conservar e lembrar estados de consciência passados e tudo que se ache associado ao mesmo”. Para a sorte de quem parou de treinar por algum tempo e está sem ânimo para voltar a treinar, músculos também têm memória. Se você se encaixa nas situações que acabamos de citar, continue a leitura, o artigo foi feito para você.
Seja lá qual for o motivo, é possível dizer que todos os “meros mortais” que treinam musculação tiveram que parar de treinar em algum momento da vida. Compromissos com faculdade, trabalho, filhos, etc. estão entre os mais comuns. Mas o nosso objetivo não é esse, aqui vamos mostrar a você que, não é porque você parou de treinar por algum tempo que você perderá TUDO o que conquistou. Claro, alguns resultados vão começar a desaparecer e só de olhar no espelho você conseguirá perceber, mas calma, nada está tão perdido assim.
Aqui vem o papel da chamada memória muscular. Graças a ela, você consegue voltar a treinar e recuperar tudo o que perdeu em tempo recorde – a mudança será tão significativa quanto nos primeiros meses de treino.
Memória muscular, o que é?
Para entendermos melhor o funcionamento da memória muscular, vamos fazer uma rápida reflexão sobre crescimento muscular. Bom, isto se dá por conta das células musculares, que com os treinos de força, tendem a crescer cada dia mais e adicionar mais núcleos em seu interior, resultado do aumento das fibras musculares.
A grande pergunta que fica é: se esse processo ocorre quando estamos treinando ativamente, o que acontece quando paramos?
Seu primeiro susto é quando se vê no espelho, as coisas estão mudadas não é mesmo? Mas calma, sem motivos para pânico. Lembra-se dos núcleos celulares que citei ali em cima, que graças a eles as fibras musculares são reconstruídas e ficam maiores? Pois bem, você não perde nenhum deles! Como eles ainda estão lá, quando você voltar ao seu treinamento, quebrar as fibras musculares e elas forem reconstituídas, estas serão refeitas com tamanho maior, assim como você acostumou suas células anteriormente.
Mas por que isso acontece?
Vamos enumerar os motivos que explicam como esta “mágica” acontece no seu corpo.
- Seus músculos crescem com treinamento, crescimento de núcleos nas células e o rompimento das fibras musculares. Quando você está parado, nada disso acontece, a única coisa que é mantida é a quantidade de núcleos que você possui;
- O resultado disto, é que quando você voltar a treinar, você irá pular a etapa de criar novos núcleos, afinal, eles já estarão ali. Então, você conseguirá tanto perder gordura, quanto ganhar massa muscular – de acordo com seu objetivo – de maneira muito mais rápida, o que pode ser observado no gráfico abaixo.
E por fim, não importa quanto tempo você esteve parado. Claro, quanto mais tempo ficar sem treinar, mais atrofiados ficarão os seus músculos e mais tempo irá levar para recuperar tudo o que você tinha, porém, a memória muscular é algo que trabalhará sempre ao seu favor. Então, se faltava aquele empurrãozinho para a volta aos treinos, que este artigo não só tenha te dado esta ajuda, como tenha esclarecido o que é, exatamente, memória muscular.
Referência
A cellular memory mechanism aids overload hypertrophy in muscle long after an episodic exposure to anabolic steroids. IM Egner, JC Bruusgaard, E Eftestøl… – The Journal of …, 2013 – Wiley Online Library
Myonuclei acquired by overload exercise precede hypertrophy and are not lost on detraining. JC Bruusgaard, IB Johansen… – Proceedings of the …, 2010 – National Acad Sciences