Todos os dias vemos mil e uma maneiras de como nos nutris pós o treino ou o shake que tomar, ou até o suplemento que devemos usar.
Porém, com a dúvida que também temos, fomos atrás de pesquisas e descobrimos alguns mitos que todos os dias nos falam e dentre esses, escolhemos 6, para podermos explicá-los um à um…
1º – Consumir shake imediatamente
Se você tiver uma alimentação balanceada com todos os nutrientes, proteínas e carboidratos bons para o organismo, não necessariamente precisará usar suplementos.
Não encontramos estudos que nos mostrem as vantagens do uso de shakes, se você tem uma alimentação balanceada. Porém, se for por uma escolha sua, o fato de ingerir o shake, após o treino, pela falta de apetite, por exemplo, não existe problema algum nisso, e também não fique pensando que ele deve ser ingerido imediatamente, porque isso, também não é comprovado.
2º – É necessário consumir carboidratos no shake pós treino
Mais um mito. Não, não é necessário. Ainda mais pra quem está treinando em busca de uma redução de gordura ( perda de peso ).
Claro, que uma alimentação balanceada precisa de carboidratos, mas esse uso não necessariamente precisa ser em seguida do treino, e sim, em qualquer refeição ao longo do dia.
3º – Shake ideal pós treino
Criou-se uma crença de que o shake mais concentrado seria ideal pós treino, porém, isso não passa de mais um mito.
Não existe uma quantidade ideal de água, você pode colocar um pouco mais ou menos, de acordo com o seu paladar. E sem essa de que “ quanto mais concentrado melhor “, tudo não passa de mito.
4º – Creatina pós treino
A creatina é um dos suplementos mais usados por quem faz atividade física e acaba fazendo o uso de uma dieta restrita, quanto para doenças como diabetes do tipo 2 e fibromialgia.
Porém, a creatina não tem uma ação imediata e acaba não precisando ter um horário certo para o seu consumo.
5º Gordura pós treino realmente engordam?
Não pense que o consumo de gordura pós treino pode te prejudicar, não. Afinal, a gordura é muito importante, tanto para o emagrecimento, quanto para um treino de hipertrofia.
Não faz sentindo algum tirar a gordura do cardápio, basta você saber o que é a gordura boa, como por exemplo, em uma refeição pós treino você pode comer tranquilamente, um peixe, abacate, óleo de coco. São gorduras boas e que farão um bom funcionamento para o seu corpo.
6º É necessário o uso de whey protein sem carboidratos e gorduras
Mesmo que seu foco seja emagrecimento, não é necessário. A realidade, é que pouco importa o tipo de whey, então, escolha um de sua preferência e de uma marca confiável. Pois independente da da porcentagem de proteinas, a composição do whey terá gordura, carboidrato e lactose.
Conclusão
Lembre-se que uma alimentação balanceada é sempre o mais importante, e na dúvida, procure sempre uma nutricionista. Bons treinos!
Leia mais
Estou com 65 anos. Comecei a treinar a duas semanas na academia. Qual seria minha alimentação ideal?
Ola, boa tarde!
Procure uma nutricionista para uma orientação profissional
Att