Musculação feminina, como estabelecer os objetivos?

Antes de iniciar o treinamento de musculação de modo regular, analise suas necessidades pessoais. Per­gunte-se: qual o motivo que a levou a escolher o treinamento de força? O seu treino deve ser desenvolvido com esse foco através de ciclos de 20 semanas e avaliações regulares a cada 5 semanas.

Os objetivos

A resposta a ajudará a deci­dir a forma de treinamento e o programa a ser ado­tado. Você pode se fortalecer para praticar um determinado esporte ou comple­mentar um programa de perda de peso usando o treinamento de força para tonificar os músculos.

Recomendações gerais para condicionamento físico

Recomendamos que um dos seus objetivos principais seja suportar seu peso corpo­ral quando fizer flexões de braços no solo, flexões na barra fixa e mergulhos nas barras paralelas.

Ser capaz de suportar seu peso revela que você pode utilizar seus músculos de modo funcional. O uso prático referente à realização de um supino de 100 quilos é limitado. A realização de vários mergu­lhos nas barras paralelas, porém, é um bom indica­dor de que você possui um alto nível de condicio­namento muscular do tronco (parte superior do corpo) – uma qualidade que influencia a melhor maneira de utilizar a musculatura da parte supe­rior do seu corpo em atividades cotidianas (levan­tar uma criança, mover uma peça de mobília).

Aliviar as cólicas TPM

Uma das perguntas mais freqüentes em relação ao treinamento com pesos e o corpo é qual a conseqüência desse exercício sobre o ciclo menstruai. Muitas mulheres adotaram a prática do exercício para ajudá-las a aliviar o incômodo menstruai, não existindo evidência de que a interrupção do treinamento de força durante o ciclo menstruai traga algum benefí­cio.

Um bom treinamento pode aliviar a tensão pré-menstrual e diminuir sensações de frus­tração e irritabilidade. Qualquer incômodo – cólicas, sangramento intenso ou leve – deve ser levado ao conhecimento de seu médico. Ocasionalmente, simples prescrições podem colocá-la novamente no caminho certo. Embora você possa enfocar apenas um objetivo (como, estética, evitar lesões, melhorar o desempenho e a saúde mental e física, melhorar a aparência ou a qualidade de vida), pode obter alguns benefícios adicionais.

Por exemplo, ficar mais forte, além de melhorar seu desempenho, deixa-a menos sujeita a sofrer uma lesão. Agora que você decidiu o que quer do seu pro­grama de treinamento de musculação, vamos colocar em prática!

Leia mais

Autor: Rodrigo Ramos

Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile