A prática da musculação ou do treinamento de força já é algo muito antigo. Na época da Grécia antiga, os homens já tinham o desejo de se tornarem mais fortes. Porém, apenas no século XIX é que as competições de levantamento de peso, por exemplo, tornaram-se muito populares.
Além disso, existiam competições de “o homem mais forte”, aquela visão satirizada nos desenhos – quem aqui nunca assistiu ao Pernalonga, não é? -, onde homens apresentavam-se nos circos e levantavam objetos pesados, entortavam barras de ferro e sempre com aqueles bigodes tradicionais.
Tudo isso era verdade! Estas caravanas viajavam por toda a Europa e a América do Norte, levando a força como espetáculo. Na época, os atletas não tinham conhecimento algum sobre medicina, nutrição, equipamentos, instalações.
Na verdade, acho que nem podem ser chamados de atletas, afinal não tomavam suplementos para melhorar desempenho, o grande barato era conseguir levantar algo mais pesado do que o outro.
Musculação & Evolução
Dos mais famosos, podemos destacar estes:
Angus MacAskill
Provavelmente não exista ligação entre este atleta e o lanche de fast food, mas Angus chamava a atenção por seu tamanho. Também conhecido como Black Angus, é nascido na Escócia em 1825. Desde muito cedo, trabalhou como pescador, onde sua força foi “descoberta”. O homem levantava âncora de navio, é mole?
Luis Uni
Nascido em 1862, na França, ficou conhecido como “Apollon – o poderoso”. O apelido veio graças ao sucesso na luta greco-romana. Iniciou lutando em Bordeaux e era reconhecido pelo tamanho de seus braços e pulsos.
Acredite, o cara foi capaz de levantar um par de rodas de trem. Encerrou sua carreira de forma melancólica – na verdade, nem tanto. Em 1913, Apollon sofreu uma grave lesão no braço enquanto tentava segurar dois carros com as próprias mãos.
Louis Cyr
Este era seguidor e imitador de Milo de Crotona – aquele que levantava os bezerros até tornarem-se bois. Ele bem que tentou, mas conforme o animal foi crescendo, ficou incontrolável, e aí teve que se contentar com um saco de grãos.
Nascido em 1863, no Canadá, ele trabalhou em um depósito de madeira quando mais jovem, onde já demonstrava sua incrível força. Apesar da desilusão com o boi, Cyr conseguiu levantar um cavalo adulto em uma das competições de “homem mais forte do mundo”.
Seu grande feito foi levantar uma plataforma que tinha o peso de 18 homens. Isto lhe rendeu o prêmio de “o homem mais forte que já existiu”. Outra marca importante, foi a de supinar, com uma mão só, um elevador de 136 kg.
Eugen Sandow
Apontado como o pai da musculação moderna, nasceu Friedrich Muller, na Prússia, em 1867. Fugiu de sua terra natal para evitar o serviço militar, quando chegou a Europa, começou a apresentar-se nos circos.
Eugen é aclamado, principalmente na Inglaterra, onde era muito admirado pela saliência de seus músculos. Em 1901, realizou o “Grande Concurso”, que futuramente reconhecido como a primeira competição de fisiculturismo no mundo. Além disso, abriu academias, desenvolveu equipamentos para o treino de força e escreveu livros sobre dieta e exercício.
Seu principal feito foi o levantamento de uma rocha de 400 kg e com um detalhe: sem o auxílio de luvas. Graças a toda a sua contribuição, principalmente ao mundo do fisiculturismo, ele está imortalizado em uma estátua de bronze chamada “O Sandow”, que é um prêmio ao vencedor do Mr. Olympia anualmente.
Referências bibliográficas
-
BITTENCOURT, Nelson. Musculação: uma abordagem metodológica. Rio de Janeiro: Sprint, 1984.