A população brasileira tem um dos maiores índices de idosos do mundo, e sabe-se através de pesquisas que até 2020 essa população, que hoje é por volta de 7%, daqui à 3 anos, pode aumentar.
O idoso por sua vez tem uma melhora na qualidade de vida atualmente devido a inúmeras informações que lhe são passadas, devido a pesquisas e também pela conscientização do próprio indivíduo. Nessa faixa etária, que é após os 65 anos, já se é esperado a aparição de certas doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, alzheimer, parkinson, entre outras.
Mas, embora algumas doenças possam não ter a cura por completo, é possível se viver bem e com certa qualidade de vida, caso saiba controlar mudando alguns, pequenos e poucos hábitos.
Estudos comprovam
Cada vez mais os avanços da medicina tem ajudado nesse fator, pois com certas pesquisas, é possível conscientizar a população a mudar certos hábitos e começar a viver uma vida mais saudável. Isso vai muito mais além do que uma alimentação balanceada, os idosos, além de já estarem tomando esse cuidado com a alimentação estão também iniciando atividades físicas, e isso tem uma melhora muito significativa em sua saúde e qualidade de vida.
Direta e/ou indiretamente exercícios físicos contribuem muito pela melhora quanto as doenças que esse idoso pode vir a ter, ou já tem à um tempo. além de ajudá-do a não perder certos movimentos, ajuda também quanto a fadiga, a força muscular e a resistência para exercer pequenas atividade do seu dia a dia.
Médicos recomendam
Após alguns exames e certos cuidados e recomendações, os médicos recomendam aos seus pacientes, pelo menos 3x por semana alguma atividade física que lhe dê um certo prazer em praticar.
isso mesmo, não adianta ” fazer por fazer “, precisa ser algo que lhe incentive a praticar mais e mais.
O governo cria campanhas
Uma campanha do governo bem conhecida na baixada Santista é o ” Agita São Paulo “.
É uma campanha que incentiva milhares de pessoas por diversas cidades do estado à praticar exercícios e lhes dando assim informações e espaços para que se pratique alguma atividade física em benefício à sua saúde e qualidade de vida.
Conclusão
Para finalizar o artigo podemos em si concluir, que sim, pode ser que surjam algumas doenças na terceira idade, mas que saber adaptar-se à certas rotinas, só trará benefícios para a vida do idoso. com uma alimentação saudável e a conscientização para a prática de uma atividade física, sua qualidade de vida com certos hábitos, só tende a melhorar.
Porém, as doenças que podem não ter cura, podem sim ser controladas com essas mudanças, e por mais que indiretamente como o parkinson e o alzheimer, a mudança ao iniciar uma atividade física é bem drástica, mas, para o bem da saúde do idoso.
A conscientização por uma vida saudável pode se iniciar, agora. Não espere acontecer algo mais grave para ir atrás de mudanças, pense nisso.
Bons treinos.