Muitos clientes da personal trainer online questionam nossa equipe sobre o melhor tipo de batata. Afinal batata-doce está no “manual de instruções” de todo o marombeiro, disso ninguém tem dúvida não é verdade?
Ela é uma excelente companheira de dieta para quem deseja ganhar massa muscular de maneira saudável. Rica em vitaminas B6, C e D, além de proteínas, fibras, carboidratos e minerais como: ferro, magnésio e potássio. Cheia de nutrientes, ela vira um alimento de consumo obrigatório.
Excelente fonte de carboidrato e de baixo índice glicêmico, estes são atributos que a tornam um excelente alimento pré-treino. Em dois parágrafos, consegui te convencer da importância da batata-doce na sua dieta? Mas agora vou colocar outra pergunta aqui: Qual é a mais indicada? A roxa ou a branca?
Batata-doce branca ou roxa?
Claro, elas não são os únicos tipos de batata-doce que existe, só aqui no Brasil podemos destacar, além das já citadas, a amarela e a avermelhada (no Nordeste é conhecida por “coração magoado”).
Então para facilitar, vamos colocar abaixo dois objetivos em comum e explicar a eficácia de cada tipo de batata.
Ganho de massa
Neste aspecto não há diferenciação. As duas têm baixo índice glicêmico e, desta forma, são uma excelente fonte de energia durante os treinos. Então, se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, não precisa ficar na dúvida. Pode ir em qualquer uma delas.
Perda de peso
Se a sua ideia é colocar a batata-doce para te auxiliar na perda de peso, a batata-doce branca leva uma pequena vantagem em número de calorias. A cada 100g, ela oferece 92 calorias, já a batata-doce roxa, nesta mesma gramagem, oferece 95 calorias.
Parece insignificante, não é mesmo? E você tem razão! Mesmo se você pensar no acúmulo dessas calorias em longo prazo, ainda sim não dá para dizer que uma será muito mais efetiva do que a outra.
Quem tem mais nutrientes?
Aqui a vantagem é bem grande em favor da nossa amiga roxinha. A casca dela possui uma quantidade bem superior de nutrientes quando comparada a da branca. Agora, se você não come a raiz junto com a casca, você não sentirá essa diferença nutricional entre elas.
Melhor forma de consumir
A forma mais comum de consumi-la é cozida, mas pouca gente sabe que o cozimento dela retira nutrientes valiosos – principalmente as vitaminas – e, nutricionalmente falando, não é nada interessante.
Mas calma, existem formas para manter todos os nutrientes dela e sem aumentar o valor calórico dessa refeição – o que aconteceria se você a fritasse, por exemplo. Então, o mais indicado para não perder nada é levá-la ao forno ou grelhá-la. Assim, você terá um alimento saboroso e com todas as propriedades nutricionais asseguradas.
Conclusão
Cada um dos tipos de bata tem suas características, mas podemos afirmar que as diferenças são muito pequenas para afirmar que um tipo é melhor que o outro.
Leia mais