Beta Hidroxi Beta Metil Butirato (HMB) no treino de musculação

O treino de musculação é o único meio de aumentar a massa muscular e qualquer suplemento que melhore o desempenho no treino de musculação é bem vindo por seus participantes. Nos anos 90 ocorreu uma verdadeira explosão no número de suplemento que prometiam a melhora no treino de força e aumento de massa muscular e dentre esses suplemento podemos destacar o Beta Hidroxi Beta Metil Butirato (HMB)

O suplemento

O HMB ou beta-hidroxi beta-metilbutirato é um subproduto da decomposição normal da Leucina, um aminoácido, ou seja, é um metabólito da Leucina, um aminoácido essencial. É produzido pelo organismo a partir das proteínas da nossa dieta e é também consumido em pequenas quantidades a partir dos alimentos que consumimos como o peixe-gato e a alfafa contêm pequenas quantidades de beta-hidroxi beta-metilbutirato.

O HMB não é um nutriente essencial e sua função no organismo humano não está perfeitamente esclarecida, mas é sugerida uma ação anticatabólica bem como uma atuação no aumento no processo de reconstituição dos tecidos.(Nielsen et al., 1996).

Os estudos

Alguns estudos científicos têm demonstrado os efeitos anabólicos do hmb, a teoria por trás dessa posição é que o hmb estimula a  via m-tor, essa via estimula a síntese protéica agindo diretamente no dna celular.

Isso ocorre porque o suplemento é rico em leucina, que  promove ativação da m-tor que inibe a autofagia e estimula a transcrição, translação do rnam, biossíntese dos ribossomos, proliferação celular, organização citoesquelética, tudo para favorecer o a síntese de proteínas e conseqüentemente a hipertrofia muscular.

Um estudo conduzido por  (Nielsen et al., 1996) forma comparados os efeitos da ingestão de zero, 1,5g e 3,0g de HMB durante 3 semanas em homens submetidos a um treinamento padronizado em 3 dias por semana, cujas sessões eram supervisionadas por preparadores físicos.

Os indivíduos dos grupos que receberam suplementos de HMB tiveram uma maior aumento da massa muscular após as três semanas (1,21kg). A ingestão de doses mais elevadas também ocasionou um aumento na força (total em exercícios de levantamento e agachamento).

Conclusão

No grupo que recebeu suplementação, também foi observado uma diminuição nas primeiras 2 semanas da degradação muscular, assim como uma menor evidência de danos na musculatura.

Leia mais

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

2 comentários em “Beta Hidroxi Beta Metil Butirato (HMB) no treino de musculação”

  1. Sou aluno em formação em nutrição esportiva, e está me ajudando muito, complementa meus estudos.
    muito bom o site de vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile