Como manipular seus hormônios para perder a barriga

A maioria dos nossos clientes reclamam da gordura que tem no abdômen, eles sempre querem saber como queimar essa gordura para conquistar um abdômen reto e definido. Mas perder a barriga é um processo complexo, pois envolve a lipogênese (deposição de gordura) e a lipólise (quebra de gordura).

Para perder a barriga não adianta se matar de treinar na esteira com objetivo de queimar a gordura do abdômen, se você estimula sua formação através de uma dieta com excesso de carboidratos e principalmente de carboidratos de alto índice glicêmico. É claro que o primeiro passo para conseguir queimar a gordura é ter um déficit de energia, pois de nada adianta só comer proteínas e gorduras ou carboidratos de baixo índice glicêmico se a ingestão de calorias for maior que suas necessidades energéticas.

Como o corpo constrói gordura

Agora que você já entendeu que precisa gastar mais calorias do que consome para perder a barriga, vamos explicar a fisiologia do processo, quando acontece o consumo de carboidratos o corpo produz insulina e a insulina é um hormônio anabólico que estimula o crescimento muscular e a formação de gordura no corpo todo.

Um grande problema da insulina é que todas as vezes que ela entra na corrente sanguínea seu corpo para de queimar gordura, e principalmente a gordura da parede abdominal. Além disso a insulina tem a capacidade de inibir os receptores de adrenalina das células de gordura do abdômen e seu corpo simplesmente para de quebrar gordura dessa região, e mesmo que você perca peso a gordura da barriga continua.

Como o corpo quebra gordura

Toda vez que seu corpo precisa de energia ele usa as reservas de gordura, mas para extrair essa energia dos adipócitos ele precisa da adrenalina e do glucagon, esses hormônios são antagonistas da insulina e agem de forma catabólica promovendo a quebra dos triglicerídeos e sua liberação na corrente sanguínea.

Então, o primeiro passo para perder a barriga é não ajudar o seu corpo a forma-la, para isso você deve evitar alimentos com alto índice glicêmico, sempre misturar o carboidrato com uma proteína ou gordura. Em relação ao treino você sempre deve usar protocolos de treino com ampla variação de estímulos, métodos e tempo de treino.

Essa conduta de treino evita que seu corpo se ajuste ao exercício e mantem uma alta produção de adrenalina, e se a insulina é o grande vilão no crescimento da parede abdominal a adrenalina é o mocinho e suas sessões de treino devem estimular ao máximo sua liberação.

Conclusão

Diante de tudo que foi explicado acima, podemos afirmar que para perder a barriga você precisa ter um déficit de energia “gastar mais do que come” manter seus níveis de insulina muito baixos, e realizar exercícios que produzam grande quantidade de adrenalina.

Leia mais

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

4 comentários em “Como manipular seus hormônios para perder a barriga”

  1. Olá, fiquei com uma dúvida, quando se fala em ingestão de gorduras, que tipo de alimentos são recomendáveis?

  2. Olá, boa tarde!
    Alimentos em gorduras mono e polinsaturadas como o abacate e o azeite.
    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile