Ganhar massa muscular não é uma tarefa fácil, pois envolve treino, dieta e repouso adequados, é muito simples falar que “quanto mais peso você levantar, mais forte você ficará”. Sim, é realmente algo muito simples e tal afirmação não é nada revolucionária.
Outra coisa que não é nova é o princípio da sobrecarga para o ganho de massa muscular. Esta história de “sobrecarga” é tão antiga, mas tão antiga, que na época não existia whey protein, BCAA, creatina e mais esse monte de suplementos milagrosos.
Ela foi descrita pela primeira vez na era da Grécia antiga, com a lenda do gladiador Milon de Crotona.
Como ganhar massa muscular
Milon, nascido em Crotona e filho de Diotimus, foi um conhecido atleta grego que se destacou nas competições de luta, nos antigos Jogos Olímpicos. Ele foi o melhor lutador da Grécia na antiguidade, vencendo seis olimpíadas e ainda conquistou trinta e dois campeonatos nacionais.
A grande curiosidade em torno dele é que mantinha como base de seu treinamento um bezerro – sim, um bezerro que se tornaria boi daqui algum tempo.
A lenda conta que Milon levantava o animal desde o momento do nascimento até a sua fase adulta, acreditando que a sua força ia aumentando proporcionalmente ao tamanho do boi.
E ele está certo?
Mas é claro que está! Isso faz todo o sentido, até porque, se você estiver ficando mais forte, tenha certeza que está no caminho certo. O “ficar mais forte”, não é a quantidade máxima de peso que você consegue levantar, neste caso, estamos falando da sua força máxima. É aqui que a sobrecarga irá te ajudar, vamos entender isso melhor…
Como aplicar a sobrecarga
Para que você tenha ganhos sólidos, é necessário que você desafie os seus músculos de forma contínua. Seja com uma série a mais ou com mais peso, seu músculo não deve ficar nunca em uma zona de conforto.
Lembrando, é claro, que não é porque você aumentou série ou carga, que você pode executar o movimento de forma toda esquisita, pelo contrário, você só verá evolução na sua força máxima (citada acima) se mantiver uma boa técnica de execução sempre.
A matemática é simples. Se você levantar 60 kg no supino, com três séries de dez repetições e em todos os meses adicionar 2kg à barra, em apenas um ano estará levantando 84 kg.
O resultado disso, é que você terá desenvolvido o seu peito, deltoides e tríceps, afinal, eles precisam estar maiores e mais fortes para suportar mais peso.
Calma lá, isso não significa que exista uma linearidade entre ganho de força e massa muscular, mas para aperfeiçoar o ganho de músculos, é necessário ter ganho de força e uma alimentação eficiente, para que o organismo tenha as quantidades suficientes de nutrientes para promover a hipertrofia muscular.
Leia mais!
Os princípios do treinamento esportivo: conceitos, definições, possíveis aplicações e um possível novo olhar. RMP Lussac – Edf Esportes, 2008 – boletimef.org