Como o treino de musculação pesado promove o emagrecimento

O treino de musculação não usa gordura como fonte enérgica no momento da sessão, mas quanto mais pesado /intenso for o seu treino, maior será a quantidade de energia que o seu corpo irá gastar após o treino. Infelizmente muitos alunos acham que o treino com cargas baixas e muitas repetições é mais eficiente no aumento da degradação de gordura.

O EPOC

Hoje vamos apresentar uma pesquisa dos pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan, que mediram o [EPOC] ou seja, o consumo de energia pós treino de musculação e comprovaram que o organismo obtém a energia extra gasta no treino de musculação das fontes de gordura.

O estudo

O grupo estudado era composto por 16 estudantes voluntários do sexo masculino, sendo que todos eles treinavam á pelo menos seis meses, para trabalharem os grandes grupos musculares em duas ocasiões, utilizando 8 exercícios básicos.

Os estudantes fizeram rosca direta, remada alta, supino, tríceps na polia alta, Leg Press, agachamento, remada inclinado e extensão de pernas. O protocolo foi realizado com uma série de aquecimento e mais 2 séries de cada exercício com 2 minutos de intervalo entre as séries.

Durante a primeira secção, os estudantes utilizaram um peso de apenas metade da sua repetição máxima. Por isso, treinaram a 50% da sua 1RM. [LO] Os voluntários realizaram 15 repetições com esse peso. Noutra ocasião, treinaram a 75% da sua 1RM e fizeram 10 reps. [HI] A quantidade de energia que os estudantes usaram durante as sessões de treino LO e HI, foi praticamente a mesma.

O EPOC após o treino de 10 repetições foi maior que após a sessão de 15 repetições . Até aqui nada de novo. A novidade, é que, os investigadores puderam verificar que o aumento da quantidade de energia dispendida após o treino era principalmente derivada da gordura.

Conclusão

Os investigadores não sabem porque acontece isso. A figura abaixo mostra que, não é só a quantidade total de gordura utilizada pelo organismo que aumenta após o treino com pesos pesados. A quantidade relativa também aumenta.

Leia mais

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile