Muitos alunos me perguntam se é possível ter resultados treinando em casa, quando falamos de resultados tempo um espectro muito grande de possibilidades, mas se você não está pensando em virar um fisiculturista não vejo menor problema. Pessoalmente, adoro treinar na academia, sobretudo nos horários mais tranquilos
As academias também tornam mais fácil encontrar companheiros de treino que permitam treinar com assistência e realizar exercícios potencialmente perigosos, tal como o supino, com vigilância e alguma ajuda, caso seja necessária, para colocar a barra ou para realizar algumas repetições forçadas.
No entanto, treinar em casa ou noutro local privado, também tem os seus benefícios e para muitos até pode ser uma alternativa melhor às salas de musculação das academias.
Se você pensa que não é possível obter resultados num home-gym está enganado. A verdade é que muitos powerlifters e culturistas começaram por treinar em casa quando eram adolescentes e são muitos os que ainda o fazem, seja por conveniência ou simplesmente porque desta forma se conseguem focar melhor nos resultados que pretendem.
Vários estudos também verificaram que a realização de treinos de musculação em casa, mesmo sem supervisão, também são produtivos, sobretudo em termos de aumento da força, melhoria da composição corporal e da capacidade de resistência (1, 2, 3).
As vantagens de treinar em casa
Afastada a ideia de que não é possível obter resultados significativos treinando em casa, e uma vez que também já realizo os meus treinos de musculação em casa há vários anos, sou capaz de enumerar algumas vantagens de treinar em casa.
Não perca tempo
Em primeiro lugar, há que dizer o tempo de que dispomos é um bem precioso e cada vez mais escasso. No meu caso, cada vez tenho menos tempo (e vontade) de preparar um saco com equipamento de treino, enfrentar o trânsito e viajar para o ginásio em questão, preparar-me para o treino e cumprimentar/falar com as pessoas conhecidas antes de iniciar os devidos treinos.
Tenha privacidade
Socializar é um aspeto importante para a saúde e para o desenvolvimento do ser humano, mas poderá não ser boa ideia fazê-lo no decorrer de treinos intensos. Muitas vezes perde-se o foco e a vontade de treinar com a máxima intensidade, sobretudo quando somos interrompidos por indivíduos que insistem em falar de assuntos que têm pouco ou nenhum interesse para nós.
Dito isto, é perfeitamente possível que consiga concentrar-se mais em trabalhar os devidos músculos-alvo quando está a treinar em casa, sozinho ou com um amigo, do que num ginásio cheio de distrações e de pessoas à sua volta a observar.
Horários ilimitados
Muitas pessoas chegam a casa tarde e não têm a possibilidade de ir ao ginásio por este se encontrar fechado ou estar próximo da hora de fechar as portas ao público. Infelizmente ainda são poucos os ginásios em Portugal e no Brasil que estão abertos 24 horas por dia.
Se você também tem um horário complicado, treinar em casa é mesmo a melhor opção para si, pois poderá treinar em qualquer hora, antes de sair para o local de trabalho/universidade, ou depois de chegar a casa, seja qual for a hora.
Treine todos os dias
Aqueles que frequentam os ginásios também não podem treinar todos os dias. A maioria dos ginásios fecha aos feriados, aos sábados e/ou aos domingos, e também podem fechar para férias e descanso do pessoal, durante várias semanas por ano.
Na verdade, basta o dono do ginásio adoecer para que o ginásio posso não abrir ao público durante bastante tempo. Num ginásio caseiro poderá treinar nos dias em que lhe der mais jeito ou simplesmente nos dias em que você se sentir com mais energia e motivação. Por exemplo, muitas pessoas verificam que têm mais tempo, vontade e energia para treinar ao fim-de-semana, precisamente quando muitos ginásios se encontram encerrados.
Economize dinheiro
Para poder frequentar e ter acesso a uma sala de musculação de um ginásio terá que gastar uma quantia significativa na inscrição, na “jóia” e na mensalidade. Mas será que precisa mesmo de gastar esse dinheiro e de mais uma mensalidade para pagar todos os meses? Talvez não. Caso tenha equipamento de treino em casa isso deixará de ser necessário.
A verdade e que você só precisa de adquirir o seu equipamento básico de musculação uma única vez. Depois disso, todos os meses irá poupar o dinheiro que teria que gastar caso frequentasse um ginásio. Esta é sem dúvida alguma a melhor opção para aqueles que vivem com um orçamento limitado e que dificilmente conseguem fazer o salário durar até ao final do mês.
Esse dinheiro também poderia ser melhor aplicado em alimentos e suplementos de qualidade, que por sua vez o poderão ajudar a atingir os seus resultados de forma mais rápida e mais sustentável.
Não compartilhe aparelhos
Uma vez que todos os clientes de um ginásio pagam para frequentar o mesmo, todos têm direito a usar os equipamentos de musculação, o que muitas das vezes tornam complicado seguir um programa de treino sem interrupções prolongadas, especialmente nas horas de pico, em que o ginásio se encontra com uma maior afluência de púbico.
Além disso, desta forma também não será afetado pela falta de higiene e/ou de educação de uma boa parte da população que geralmente frequenta o ginásio e que muitas vezes não usam toalha e/ou desodorizante.
Evita-se o assédio
Há pessoas que detestam ser assediadas, especialmente nos períodos de tempo que dedicam à prática de desporto. Isso poderá ser especialmente problemático para aqueles e aquelas que têm uma boa aparência, que estão em melhor forma física e que levam os seus treinos a sério.
Num home-gym terá toda a privacidade que deseja para realizar os seus treinos sem o assédio e a atenção indesejada de terceiros.
Conclusão
Treinar em casa não é só vantagens. Dependendo do equipamento de treino que tiver adquirido, há vários exercícios que não irá ser capaz de realizar no seu ginásio caseiro. Muitas pessoas também afirmam que a falta de espaço é um impedimento para treinar em casa, no entanto, um par de halteres reguláveis, alguns discos de peso e um banco são o suficiente para fazer um treino produtivo em casa, mesmo com pouco espaço.
Algumas pessoas também não conseguem ter a motivação necessária para treinar em casa. Os indivíduos mais sociáveis também irão ter dificuldades em treinar sem companhia. No entanto, é sempre possível anular esse aspeto negativo se conseguir obter a companhia de um amigo para treinar. Desta desta forma obter motivação extra e/ou ajuda para os seus treinos.
Outra possível opção seria treinar com o seu namorada/o ou esposa/o, o que traria o benefício adicional de cimentar a sua relação amorosa. Começar por frequentar um ginásio também poderá ser a melhor opção para aprender a técnica adequada dos exercícios, mas infelizmente, são muitos os ginásios que têm falhas graves a esse nível.
Para colmatar essa falha, e tal como aconteceria num ginásio, também tem a possibilidade de contratar um personal trainer, que se desloque à sua residência, para que este lhe possa ensinar a técnica adequada. Outra possibilidade, bem mais económica, é explorar os recursos que a internet nos oferece. Poderá aprender a técnica dos exercícios mais comuns no nosso Diretório de exercícios
Por último, quer treine em casa, num ginásio ou em parques exteriores, mantenha em mente os aspetos mais importantes para continuar a obter resultados ao longo do tempo; a sobrecarga progressiva e um bom plano de treino/dieta.
Conclusão
Treinar sempre com os mesmos pesos e/ou o mesmo número de repetições, irá conduzir à estagnação e ao aborrecimento, em muito pouco tempo. Em todo o caso, mantenha em mente que, fazer algum exercício físico, seja onde for, é sempre melhor do que não fazer nenhum (4).