Musculação feminina, como acentuar a hipertrofia muscular

O crescimento muscular nada mais é que o balanço positivo entre o ganho e a perda diária de massa muscular. Um balanceamento correto do metabolismo do corpo, deve ser alcançado para recompor-se melhor e alcançar um maior aumento em massa muscular.

O metabolismo inclui todos os processos bioquímicos dentre as células e tecidos, os quais estão concentrados na construção, quebrando e funcionando normalmente.

Anabolismo

O crescimento e a manutenção do músculo resultam da construção de moléculas menores em maiores. Nessa parte do metabolismo, o crescimento muscular é nomeado assimilação ou anabolismo.

Anabolismo é a parte que participa na produ­ção de ácidos nucleicos, proteínas, estruturas celulares e en­zimas; refere-se a ela como sendo o processo “plástico”.

Para que isso ocorra você precisa treinar duro e descansar muito, por isso quanto mais treinado você for maior deve ser o período de descanso entre os treinos de perna.

Se você é uma aluna iniciante em 48 horas sua perna estará recuperada, mas uma aluna avançada vai precisar de mais de 96 horas para isso.

Catabolismo

A quebra de tecido é nomeada dissimilação ou catabolismo. É o processo que providencia energia para as células e toda a função vital, e é nomeada de processo “energético”. Todos os processos são portanto, energéticos ou plásticos.

Portanto se você não é um aluno iniciante fica claro por esse conceito acima que não é possível ganhar massa magra ou emagrecer ao mesmo tempo. Vejo muitas mulheres correndo para emagrecer e depois indo fazer perna para ganhar massa muscular.

O resultado desse processo é o treino concorrente que inibe o ganho de massa magra nessas alunas e as leva a um quadro de frustração por não alcançar seus objetivos.

Anabolismo & Catabolismo

Compreender o anabolismo muscular é de interesse da comunidade cientifica internacional. Os pesquisadores estão inte­ressados na construção muscular, e no fornecimento de ener­gia para as funções específicas em vários tecidos, como na contração muscular, condução do impulso nervoso, secre­ção glandular e hormonal e absorção de nutrientes.

E evidente que muitos treinamentos e métodos de recu­peração utilizados no passado, estavam decadentes e que cientistas especialistas ao estudar o desenvolvimento mus­cular, não estavam expondo recursos efetivos para desenvol­ver melhores métodos.

Tradicionalmente, as alunas têm treinado por tentativas, enquanto que a maior parte das pes­quisas científicas foram conduzidas para os esportes olímpi­cos, tais como trilha e campo, levantamento de peso, nata­ção e etc.

De forma insistente, programas não-científicos para fisiculturistas, foram aplicados. Muito disso, nós atribuímos ao aspecto comercial, onde o marketing de produtos prioriza fatos de caráter científico e resultados práticos.

Um objetivo principal do treino de hipertrofia muscular é a introdução de métodos novos e efetivos de recu­peração, os quais capacitarão a cliente, a al­cançar o máximo de benefícios de uma carga de treinamen­to de alta intensidade, para aperfeiçoar seus ganhos em massa muscular.

Conclusão

Para alcançar esse objetivo é necessário aplicar o re­curso correto, na quantidade correta, em um tempo especí­fico. Devemos estar cientes que, não são somente os recur­sos importantes, mas também o período em que serão intro­duzidos no plano de treinamento-recuperação, que os leva­rá para o sucesso completo.

Autor: Rodrigo Ramos

Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile