O crescimento muscular nada mais é que o balanço positivo entre o ganho e a perda diária de massa muscular. Um balanceamento correto do metabolismo do corpo, deve ser alcançado para recompor-se melhor e alcançar um maior aumento em massa muscular.
O metabolismo inclui todos os processos bioquímicos dentre as células e tecidos, os quais estão concentrados na construção, quebrando e funcionando normalmente.
Anabolismo
O crescimento e a manutenção do músculo resultam da construção de moléculas menores em maiores. Nessa parte do metabolismo, o crescimento muscular é nomeado assimilação ou anabolismo.
Anabolismo é a parte que participa na produção de ácidos nucleicos, proteínas, estruturas celulares e enzimas; refere-se a ela como sendo o processo “plástico”.
Para que isso ocorra você precisa treinar duro e descansar muito, por isso quanto mais treinado você for maior deve ser o período de descanso entre os treinos de perna.
Se você é uma aluna iniciante em 48 horas sua perna estará recuperada, mas uma aluna avançada vai precisar de mais de 96 horas para isso.
Catabolismo
A quebra de tecido é nomeada dissimilação ou catabolismo. É o processo que providencia energia para as células e toda a função vital, e é nomeada de processo “energético”. Todos os processos são portanto, energéticos ou plásticos.
Portanto se você não é um aluno iniciante fica claro por esse conceito acima que não é possível ganhar massa magra ou emagrecer ao mesmo tempo. Vejo muitas mulheres correndo para emagrecer e depois indo fazer perna para ganhar massa muscular.
O resultado desse processo é o treino concorrente que inibe o ganho de massa magra nessas alunas e as leva a um quadro de frustração por não alcançar seus objetivos.
Anabolismo & Catabolismo
Compreender o anabolismo muscular é de interesse da comunidade cientifica internacional. Os pesquisadores estão interessados na construção muscular, e no fornecimento de energia para as funções específicas em vários tecidos, como na contração muscular, condução do impulso nervoso, secreção glandular e hormonal e absorção de nutrientes.
E evidente que muitos treinamentos e métodos de recuperação utilizados no passado, estavam decadentes e que cientistas especialistas ao estudar o desenvolvimento muscular, não estavam expondo recursos efetivos para desenvolver melhores métodos.
Tradicionalmente, as alunas têm treinado por tentativas, enquanto que a maior parte das pesquisas científicas foram conduzidas para os esportes olímpicos, tais como trilha e campo, levantamento de peso, natação e etc.
De forma insistente, programas não-científicos para fisiculturistas, foram aplicados. Muito disso, nós atribuímos ao aspecto comercial, onde o marketing de produtos prioriza fatos de caráter científico e resultados práticos.
Um objetivo principal do treino de hipertrofia muscular é a introdução de métodos novos e efetivos de recuperação, os quais capacitarão a cliente, a alcançar o máximo de benefícios de uma carga de treinamento de alta intensidade, para aperfeiçoar seus ganhos em massa muscular.
Conclusão
Para alcançar esse objetivo é necessário aplicar o recurso correto, na quantidade correta, em um tempo específico. Devemos estar cientes que, não são somente os recursos importantes, mas também o período em que serão introduzidos no plano de treinamento-recuperação, que os levará para o sucesso completo.