Muitos alunos da personal trainer online querem fazer o treino aeróbico para emagrecer. E a resposta para o titulo do post parece clara e óbvia, emagrece sim.
Mas por que uma pergunta que já tem resposta torna-se título de um artigo? É que em determinas situações o treino aeróbio é capaz de aumentar sua porcentagem de gordura, então nem sempre ele emagrece.
Claro que essa é uma situação hipotética, e que só acontece em situações específicas, não fique confuso com informações, que ao primeiro momento, parecem ser controversas, vou reforçar o conceito sobre aeróbicos e emagrecimento.
O princípio é entender a diferença de palavras que até parecem sinônimos, mas na prática são totalmente diferentes. Exercício, treino e treinamento. O ato de exercitar-se é apenas realizar um movimento corporal com a intenção de melhorar a saúde ou o condicionamento físico.
Treino, por sua vez, consiste em uma única sessão que a pessoa realiza uma série de exercícios. Já o treinamento é a repetição das sessões de treino de forma regular.
Exercício não emagrece ninguém, o que vai fazer a pessoa perder peso é o treinamento. É absolutamente possível usarmos a mesma lógica quando falamos de comida.
Alimentos calóricos, com gordura ou açúcar engordam? Não, mas sim a regularidade com o que se come tudo isso e, ainda por cima, não há um equilíbrio entre o consumo de calorias e o seu gasto – sendo o consumo maior que o gasto.
Se isso ficou claro para você, isso é ótimo. É fundamental que você esqueça aquela história de “alimentos proibidos”; “exercícios que emagrecem ou engordam”.
Então, é bem fácil perceber que você pode ganhar peso treinando e também é absolutamente possível perder peso, mesmo comendo alimentos ricos em gordura e sem fazer qualquer tipo de treinamento… Tudo isso é questão de periodicidade.
Mas o exercício aeróbio emagrece ou não?
Se o individuo fizer uma dieta restritiva, parte do peso perdido é massa muscular. Por isso, é possível que a pessoa tenha “engordado” mesmo tendo perdido peso na balança.
A questão é que quando o treino aeróbico é combinado a essas dietas, ele pouco ajuda a potencializar a perda de peso e não ajuda em nada a preservar a massa magra.
Já a musculação, quando aliada à mesma dieta, ajuda na preservação da massa muscular, ao mesmo tempo em que não interfere no emagrecimento.
Esses dados levam as pessoas a concluir que:
- A) Exercício aeróbico não emagrece;
- B) Musculação emagrece;
- C) Dieta restritiva é efetiva para perder peso, exercício não.
Só que não é bem assim. Esses estudos são feitos de forma muito controladas, ou seja, não cabe colocar que isso é que acontecerá com a população em geral. É essencial lembrar que não somos iguais e, por possuirmos diferenças, é que existem muitas variáveis na resposta a intervenções como treinamentos e dietas.
Além disso, esses estudos são incapazes de controlar o que chamamos de “comportamento compensatório” que algumas pessoas apresentam quando começam a treinar (passam a comer um pouco mais).
Claro que, no curto prazo, dietas restritivas são extremamente eficazes para perda de peso, inclusive, possivelmente, têm maior potencial de induzir a perca de peso quando comparada ao próprio exercício.
Mas e no longo prazo? Como é possível manter uma dieta restritiva por muito tempo? Esses estudos nunca duram mais do que 3 ou 4 meses, aí fica fácil né?
Conclusão
Então se você só fizer exercícios aeróbio terá muito menos chances de emagrecer e se manter magro. Mas se associar uma dieta isocalórica com treino de musculação e aeróbio de qualidade vai emagrecer e se manter magro para sempre.
Leia mais