A prática de treinos com pesos ou de musculação, tem vindo a tornar-se mais e mais popular entre o público feminino. Na verdade, as mulheres frequentam cada vez mais as salas de musculação, à medida que a ideia ou o estigma de que o treino com pesos torna a mulheres mais masculinas também se vai desmistificando.
No entanto, são muitas as mulheres que não podem frequentar uma academia, seja por falta de tempo, por falta de dinheiro ou por não terem acesso a uma academia que esteja situada próximo do local de trabalho ou do local onde vivem. Também há muitas mulheres que têm uma personalidade introvertida, que são tímidas ou que pura e simplesmente não gostam de frequentar a academia.
No entanto, com o programa de treino de musculação certo, essas mulheres podem perfeitamente executar treinos de musculação, sem sair de casa, mesmo que só tenham acesso a alguns equipamentos básicos, ou até mesmo que não possuam qualquer tipo de equipamento de musculação.
O objetivo deste programa de treino é proporcionar às leitoras um treino de musculação simples, de execução rápida, com um nível de dificuldade reduzido, que se foca na parte inferior do corpo (pernas) e que não requer acessórios de treino de musculação para o poder realizar.
Treino de perna para fazer em casa
Programa de treino:
- Aquecimento (1º Exercício): 3 séries de agachamento, 15 repetições por série.
- Séries: 2 a 3 por exercício.
- Repetições: Realize o maior nº de repetições que conseguir por série. Caso já consiga realizar mais de 20 repetições por série, procure realizar uma variação mais difícil desse exercício ou adicionar resistência, por exemplo em forma de uma mochila carregada com livros, por exemplo.
- Descanso: O período de descanso entre séries deverá ser de 120 segundos.
Ao realizar o Wall Sit, que é um exercício isométrico, deverá permanecer imóvel, encostada à parede, durante o maior período de tempo que conseguir.
Então aqui tem, um programa de treino de musculação que se foca no treino dos membros inferiores e que a leitora poderá perfeitamente ser capaz de realizar no local onde vive. Tente realizá-lo pelo menos 1 vez por semana, ou até 3 vezes por semana.
Caso pretenda continuar a obter progressos ao longo do tempo, sobretudo ao nível do aumento da força e de massa muscular, terá que aplicar alguma forma de sobrecarga progressiva.
De forma a conseguir isso, pode optar por tentar realizar um número cada vez maior de repetições por série, e/ou adicionar mais resistência/carga aos exercícios, utilizando, por exemplo, uma mochila carregada com livros.
Também é fácil aumentar a dificuldade/resistência em alguns dos exercícios deste plano de treino. Por exemplo:
- Poderá realizar os exercícios Wall Sit, Hip Bridge e Panturrilha em pé com apenas uma perna de cada vez, elevando a perna oposta.
- Também pode realizar o exercício flexão na sua forma clássica, com o corpo completamente reto.
- Poderá ainda aumentar a dificuldade do exercício prancha apoiando os antebraços mais à frente do tronco.
Como pode ver, para conseguir ficar em forma não precisa gastar dinheiro, só tem que se livrar das desculpas e ter alguma vontade para treinar.
Leia mais
Parei com a academia estou fazendo exercícios em casa todos os dias.. Gostaria de algumas sugestões . Eu tenho muita dificuldade em ganhar peso, e muita facilidade em perder
Olá, contrate um plano em nosso site para nossa equipe montar um treino específico para suas necessidades.
Gosto muito do seu blog, parabéns!