Agachamento, guia completo do melhor exercício para as pernas

Se você está treinando perna e não usa o agachamento , você está perdendo o seu tempo! Se você estiver realmente interessado em ganhar massa muscular, precisa dar  o seu melhor nesse exercício. Eu estou falando sobre qualquer tipo de agachamento. Para ter um treino de qualidade  o atalho mais rápido é usar os melhores exercícios para a coxa e glúteo! E neste post, eu vou ensinar exatamente como escolher cada um deles.

Tipos de agachamento

Agachamento livre: essa opção de agachamento é a melhor, mas exige muita consciência corporal. Ele só deve ser usada por alunos intermediários e avançados. Já a opção no Smith ou no Hack é mais indicado para quem não tem muita consciência corporal! Esse exercício pode ser feito com barra, halteres, anilhas ou com o próprio peso corporal.

Agachamento Sumo: esse exercício é usado de forma inadequada nas academia! Ele é uma opção de exercício funcional que deve ser usado para as modalidades de luta. O agachamento terra também segue o mesmo princípio, então se você não for um atleta do levantamento de peso não faça!

Agachamento unilateral: ele é a melhor opção quando o exercício é feito com o peso corporal, pode ser usado como exercício funcional para atletas ou idosos.

Quais músculos trabalham no agachamento

O agachamento é o melhor exercício para as pernas e glúteos, e sempre está presente nos treinos dos clientes da personal trainer online. Esse é um exercício básico, que pode ser feito de inúmeras formas e estimula o quadríceps, isquiotibiais, glúteo, gêmeos, eretores da coluna e abdômen.

O agachamento livre deve ser executado dentro de um Hack de agachamento para fins de segurança. Para começar, primeiro vamos definir a altura da barra no Hack, ela deve ficar acima do nível do ombro.

Uma vez na altura correta, coloque a barra na parte de trás de seus ombros (um pouco abaixo do pescoço) em toda ela.Segure a barra com as duas mãos de força equilibrada e a retire do hack usando a força das pernas, e ao mesmo tempo endireite o tronco.

Afaste-se do Hack e posicione seus pés com uma largura maior que do seu ombro. Mantenha sua cabeça erguida e as costas retas. Esta será a sua posição inicial.

Comece a baixar lentamente a barra, dobrando os joelhos e sentando em seus quadris com a postura reta e a cabeça erguida. Continue descendo até dobrar os joelhos em 90º, inspire ao final do movimento e comece a subir.

Cinesiologia e atividade eletromiografias

O agachamento livre tem um alto nível de atividade eletromiográfica, sendo que 88% das fibras do quadríceps participam do exercício quando realizado com altas cargas. Além disso temos músculos secundários que atuam no movimento na fase excêntrica (descida) como o: Bíceps Femoral (Cabeça Longa e Curta), Semitendinoso e Semimembranoso, Poplíteo e Gastrocnêmios. Já na fase concêntrica (subida) temos o: Quadríceps Femoral (Reto Femoral, Vasto Medial, Lateral e Intermédio como motor primário.

O agachamento é um exercício básico e deve ser usado por todos os alunos, ele pode estar em programas de emagrecimento e resistência muscular. Mas quando o objetivo for o ganho de massa magra nas pernas e glúteos ele não pode faltar.

Referências

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

2 comentários em “Agachamento, guia completo do melhor exercício para as pernas”

  1. Gostaria de saber qual o livro que vocês conseguiram a imagem da menina agachando que aparece o (1) em cima??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile