Agachamento, guia completo do melhor exercício para as pernas
23 de outubro de 2018
Aprenda a maneira correta que vai te fazer perder até 50kg!
25 de outubro de 2018
Show all

Keep holding on. Photo of gorgeous blonde woman in the gym at her weekend time.

O Exercício Avanço na musculação é ideal para você que está cansada de treinar e não ter resultados! Milhões de alunas treinam todo dia, preocupam-se com sua alimentação, e consideram gastar centenas de reais em suplementos. Mas, a não ser que você use os exercícios certos, nunca irá construir as pernas que sempre sonhou.

E se eu te dissesse que existe uma maneira melhor? E se eu revelasse como usar o avanço para te ajudar nesse processo de hipertrofia! Então confere esse post até o fim e descobre tudo que você precisa saber para ganhar aqueles centímetros a mais nas coxas e glúteos!

Exercício Avanço na musculação

Exercícios Avanço – Músculos Envolvidos

Quais músculos estão envolvidos no avanço

O avanço é um dos exercícios mais completos do treino de pernas! Os músculos principais envolvidos são:

  • Reto femoral Vasto lateral
  • Vasto intermédio
  • Vasto mediai
  • Glúteo máximo
  • Glúteo médio
  • Grácil
  • Sartório
  • Adutores
  • Tensor da fáscia lata

Músculos envolvidos

  • Primários: Coxas, glúteos, são os que geram mais força principalmente na subida
  • Secundários: Músculos posteriores da coxa, adutores, são os que dão estabilidade e geram mais força na descida

Execução correta do movimento

  1. Em pé com os pés afastados na largura dos ombros; segure dois halteres fixos com os braços estendidos aos lados do corpo.
  2. Dê um passo para a frente e flexione o joelho até que a coxa da perna que avan­ço esteja paralela com o chão.
  3. Retorne à posição inicial e repita, usando a outra perna.

Espaçamento dos pés: Um posicionamento estável, com os pés afastados na largura dos ombros é melhor para a manutenção do equilíbrio.

Posição dos pés: Aponte os dedos dos pés diretamente para a frente, ou ligeiramente para fora, ao dar o passo para a frente. O pé de trás fica fixo ao chão, no mesmo lugar.

Trajetória: Dê um passo mais curto (afundo) para mobilizar o quadríceps. Um passo mais amplo enfatizará os glúteos e músculos posteriores da coxa.

Posição do corpo: Ao projetar o corpo para a frente, coloque o peso do corpo na perna de avanço. Mantenha o torso ereto e as costas retas.

Amplitude de movimento: Durante o afundo, o joelho deve flexionar 90° e a coxa deve ficar paralela ao chão. Para alunos iniciantes uma boa alternativa é realizar só o movimento de subir e descer parado (SPLIT), sua técnica é mais fácil e possibilita um aprendizado mais seguro.

Variações do avanço

Avanço no Smith: Esse exercício é similar ao afundo com haltere de barra, mas o aparelho proporciona estabilidade e equilíbrio.


Livre com barra: Em vez de segurar dois halteres fixos com os braços estendidos aos lados do corpo, coloque um haltere de barra sobre os ombros. Em comparação com o exercício executado com halteres fixos, o afundo com haltere de barra facilita a manutenção do equilíbrio.

No step com barra ou halter: Essa variação possibilita mais amplitude do joelho e quadril o que facilita o estímulo do glúteo.

Parado com barra ou halter: É a melhor opção para trabalhar com grandes cargas, principalmente no Smith

Exercício passada, para que serve

A passada é uma variação do exercício, ele é muito eficiente pois usa a gravidade a seu favor. Então com um simples halter de 5kg você vai conseguir uma solicitação brutal das fibras musculares.

Toda mulher deve fazer esse exercício ao menos 1 vez a cada 3 meses. O exercício de afundo exige peso mais leve do que a maioria dos demais exercícios para as pernas. O uso de um peso demasiadamente grande poderá causar dor patelar.

A execução é feita da seguinte forma: Em vez de retornar à mesma posição inicial, faça uma “caminhada de avanços”. Execute avanços, uma perna depois da outra, de modo a percorrer toda a extensão do chão da academia (ou de um estacionamento ou outra área apropriada.

Exercício avanço ou afundo qual fazer?

O avanço vai gerar mais stress no joelho, então se você tiver dores ou crepitação use o afundo. O afundo também é interessante para treinos com mais foco no glúteo e posterior da coxa.

Treino de perna usando o avanço

Vou montar um exemplo de treino e pernas com foco no avanço e no afundo

  • Cadeira extensora 3×20 60” Esse exercício vem 1º para ativar o vasto medial 1º
  • Avanço no Smith 4×6 90”
  • Avanço andando 3×12 90”
  • Cama flexora 4×8-10 60”
  • Stiff 3×10.12.15 60”
  • Panturrilha no Leg Press 3×20 60”
  • Panturrilha no Leg Press UNILATERAL 3×20 60”

Conclusão

Nesse artigo nos falamos os músculos envolvidos no avanço, nas suas variações e quando utiliza-las. Além disso você ainda tem um exemplo de treino para experimentar hoje na academia.  E se precisar de ajuda com seu programa de treino pode me chamar no WhatsApp 13997293723 – Prof. Rodrigo Ramos

 

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?