Como evitar a perda de massa muscular durante a dieta

A perda de massa muscular é um grande problema para quem faz dieta, pois o grande objetivo da fase de corte, é perder gordura e manter a massa muscular que foi conquistada durante a fase de hipertrofia para ter um corpo atlético e definido.

Manter a massa muscular no decorrer de dietas de restrição calórica é fundamental, pois os músculos são tecido metabolicamente ativos e desempenham assim um papel crucial na manutenção da taxa metabólica basal (TMB).

Quanta massa muscular é perdida na dieta

Em indivíduos sedentários, ¼ do peso corporal perdido é decorrente do tecido muscular, para diminuir essa perda alguns fatores têm que ser observados como: composição da dieta, o sedentarismo, o nível e tipo de atividade física, a idade, a raça, o sexo, stress, percentagem de gordura corporal e o estado hormonal/metabólico.

A má notícia é que a perda de massa muscular decorrente das dietas hipocalóricas se acentua com a redução da % de gordura. Um recente estudo acompanhou a preparação de um culturista durante 14 semanas, ao longo das quais o atleta seguiu um plano alimentar e de treino prescrito pelos investigadores. Foi aplicado uma dieta equilibrada com déficit de 882 Kcal por dia, suplementação com proteína, creatina e volume de treino específico para essa fase.

Em 14 semanas esse atleta perdeu 11.7 kg de peso, sendo que 6.7 kg foram de gordura e 5 kg de massa corporal magra, o que representa quase metade do peso total perdido (43%). Em outro estudo, um atleta que programou uma perda de 0.7% de peso corporal por semana e foi capaz de reter uma maior quantidade de massa corporal magra (32% do peso corporal total perdido).

Parece que uma perda de 0,5% do peso corporal por semana é a melhor faixa de perda de peso, pois alguns estudos mostram que a perda de massa muscular é bem menor com essa faixa de perda de peso.

Como perder menos massa muscular

1- Alguns estudos mostram que obesos que praticam musculação, podem reduzir ou evitar completamente a perda de massa muscular. Além disso, a pratica de musculação é fundamental para evitar a redução da taxa metabólica de repouso.

2- Maior frequência de refeições: Um estudo verificou que 6 refeições são mais eficientes que apenas 3 refeições na manutenção da massa muscular.

Apesar de ambos os grupos terem perdido peso e gordura, o grupo que realizou 3 refeições por dia perdeu 3.3% da sua massa corporal magra, enquanto o grupo que fez 6 refeições obteve um aumento de 1,2% de massa corporal magra.

3- Distribuir a sua ingestão de proteína ao longo do dia, incluindo Whey Proteins  nos períodos pré e pós treino, bem como a ingestão de caseína antes de deitar.

4- Ingerir de 1,8 a 2,4 gramas de proteína por quilo corporal, isso gera uma maior retenção do tecido corporal magro e ainda uma maior perda de tecido adiposo.

5- Dormir o suficiente para manter a reparação adequada dos tecidos, um estudo verificou que, dormir um número insuficiente de horas pode provocar atrofia muscular.

6- Evitar o treino aeróbio em excesso é fundamental, 20 minutos por dia com intensidade entre 70% a 80% são suficientes para ajudar no emagrecimento sem promover a perda de massa muscular.

Leia mais

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile