Dinitrofenol auxilia na perda de gordura e definição muscular

Dinitrofenol vale a pena? Vamos ao nosso artigo. Geralmente não tenho o hábito de falar de substâncias proibidas. Porem neste caso sinto que tenho mesmo que abrir uma exceção. A substância que vou descrever é o DNP. Ele vem ganhando popularidade nos últimos anos entre os culturistas e pessoas que procuram perder peso.

O que é o Dinitrofenol?

DNP é a abreviatura para 2,4-Dinitrofenol, um composto usado na produção de armas que também provocou a morte de vários trabalhadores. No passado, também foi usado como conservante de madeiras, herbicidas, como corante e ainda para revelar fotografias.

Dinitrofenol

Como funciona o Dinitrofenol?

O Dinitrofenol é uma substância que provoca:

  • Um aumento notório do ritmo metabólico
  • Na temperatura corporal, o suficiente para promover a perda de gordura
  • E também o ganho de massa muscular a um ritmo acelerado.

O DNP atua sobretudo provocando alterações na membrana interna das mitocôndrias. Elas reduzem a produção normal de ATP e que, em vez disso, promovem a libertação de energia em forma de calor.

Isto por sua vez faz com que o DNP aumente a utilização de carboidratos e de gordura a um ritmo mais acelerado. Isso conduz à perda de peso. Podemos dizer que o DNP atua como como o tecido adiposo marrom cuja função é sobretudo gerar calor em vez de gerar ATP.

Os perigos do DNP

O DNP foi retirado do mercado e proibido por uma razão muito simples! É uma substância tóxica que provoca problemas de saúde e muito possivelmente a morte. Um dos casos mais recentes e que recebeu maior atenção mediática ocorreu há poucos dias. .

 Pode-se dizer que esta jovem morreu queimada por dentro, pois o aumento da temperatura corporal (hipertermia) provocado pelo DNP  fez com que o corpo de Eloise literalmente cozesse por dentro.

Mas os efeitos negativos do DNP não se ficam por aqui, para além da hipertermia, podem ainda ocorrer outros tais como:

  • Taquicardia
  • Diaforese ou perspiração ou transpiração profunda e excessiva.
  • Taquipneia: Caracterizada por uma respiração rápida, ou seja, mais de 20 respirações por minuto.
  • Enfraquecimento do sistema imune: A ingestão de doses terapêuticas de DNP pode provocar agranulocitose e neutropenia.
  • Cataratas: São caracterizadas por um “embaciamento” da lente que se encontra dentro do olho e conduz a uma perda da acuidade da visão.
  • Surdez:
  • Problemas de pele como vermelhidão, urticária, dermatite severa, urticária, prurido e descamação.
  • Danos nos nervos: O DNP pode provocar alterações ao nível da sensibilidade e do controle motor dessas áreas corporais.
  • Danos no coração:
  • Gastroenterite: Trata-se uma inflamação grave do sistema digestivo provocada pelo carácter tóxico e agressivo que caracteriza esta substância.
  • Problemas nos rins: O DNP pode provocar danos nos rins, mais precisamente necrose tubular, que por sua vez pode conduzir à insuficiência renal.

Conclusão

As estratégias agressivas para perder gordura a todo o custo raramente proporcionam bons resultados e não costumam ser sustentáveis a médio e longo prazo. Aconselho-o/a vivamente a pensar duas vezes antes de adquirir e iniciar a toma de um composto tóxico e potencialmente mortal como o DNP. Mesmo que não sofra de sintomas graves a curto prazo, é bem possível que você, e possivelmente os seus filhos, venham a ter problemas de saúde num futuro mais ou menos longínquo.

Fonte:

J Med Toxicol. 2011 setembro; 7 (3): 205-212. 2,4-dinitrofenol (DNP): Um agente da perda de peso significativa com toxicidade aguda e risco de morte Johann Grundlingh , Paul I. Dargan , Marwa El-Zanfaly ,e David M. Madeira

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile