No treino de musculação, qualquer técnica que promova melhora do desempenho é bem vinda, nesse contexto alguns estudos realizados, sugerem que um determinado tipo de visualização mental pode ajudar a melhorar o treino de hipertrofia muscular e tais técnicas já vem sendo usadas por campeões olímpicos, e os atletas profissionais
A ciência já tinha provado que as técnicas de visualização podem melhorar habilidades específicas, como um “swing” de golf ou um lançamento de basquetebol, mas questionam se isso o pode tornar um atleta mais forte ou aumentar o desenvolvimento muscular
Um novo estudo, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, sugere que, realmente, a visualização mental pode-o tornar mais forte. Este estudo também começa a explicar como funciona a visualização a nível neurológico. Vinte e dois estudantes de desporto, com a idade média de 20 anos, participaram numa longa experiência de 6 semanas. Antes do estudo, nenhum deles tinha praticado a visualização. Os estudantes foram divididos em dois grupos, o grupo de controlo e o grupo da visualização.
O objetivo do estudo era verificar se a visualização poderia aumentar a força dos estudantes no supino e no leg press. Cada participante recebeu instruções específicas sobre como realizar a visualização. Durante o período de descanso entre séries, deveriam imaginar de forma vívida, o movimento do exercício e as contracções musculares geradas por cada repetição.
Após 12 sessões de treino, o grupo da visualização obteve ganhos de força significativamente superiores ao grupo de controle, especialmente nas pernas no treinamento de leg pressa.
OS INVESTIGADORES CONCLUÍRAM:
“Os resultados forneceram provas de que a visualização mental contribui para o aumento da força das pernas, sem qualquer mudança macroscópica da sua estrutura”.
Como o estudo teve curta duração, os pesquisadores atribuem o aumento da força muscular a melhora das capacidades neuromusculares já que não houve tempo hábil para que ocorresse hipertrofia muscular. A fisiologia do exercício sabe que os ganhos de força não ocorrem somente nas fibras musculares e tecidos circundantes, mas também no sistema nervoso.
Isso dá-nos uma pista de como funciona a visualização mental. De forma simples, as técnicas de treino mental, , pode dar início a algumas das adaptações neurológicas que ocorrem devido ao treino físico.
Aparentemente, a visualização mental pode aumenta a sincronização das unidades motoras nos músculos, havendo grandes áreas correspondentes no córtex motor principal. Também proporciona benefícios psicológicos, como um aumento da motivação, aumento da concentração durante a série, melhoria da técnica, mais confiança e menos apreensão e ansiedade. De forma clara, a visualização faz mais do que apenas motivá-lo.
Dessa forma, podemos afirmar que quando for treinar não perca tempo com conversas com os amigos ou ficar paquerando as meninas e siga a recomendação do professor Waldemar Guimarães para um treino produtivo. FECHA A CARA E TREINA!
Lebon, Florent; Collet, Christian; Guillot, Aymeric; Benefits of Motor Imagery Training on Muscle Strength. Journal of Strength & Conditioning Research: June 2010 – Volume 24 – Issue 6 – pp 1680-1687 doi:10.1519/JSC.0b013e3181d8e936