Quer secar o abdômen? Conheça os 7 fatores mais importantes!

Muitos alunos em nossa consultoria online querem secar o abdômen. Entra ano e sai ano, mudanças vêm e vão, mas tenha certeza que se sair perguntando pelas ruas se as pessoas preferem ter uma barriguinha saliente ou sarada, a resposta é praticamente unânime.

Desejo de muita gente? Realmente. Porém, qual a melhor opção para conseguir realizar isso? Aeróbicos? Musculação?, Dieta?, Exercícios abdominais?

Secar o abdômen & Musculação

É uma boa maneira de perder gordura e aumentar massa muscular. (Tem dúvidas? Dá uma lida no nosso texto sobre musculação e emagrecimento).

Exercícios Abdominais

Pode até ser discutível a real aplicação dos abdominais, pois tratam-se de exercícios isolados. Mas, os abdominais ajudam a hipertrofiar a musculatura da região, o que deixa os músculos mais aparentes. Lembrando que, isso só acontece – dos músculos aparentes – quando todo aquele “pedaço de gordura” que cobre a musculatura sai dali.

Exercícios Aeróbicos

Já falamos bastante também da relação perda de peso e exercícios aeróbicos. Apesar de não ser a melhor opção para perder gordura abdominal, os aeróbicos promovem o maior gasto calórico, então não devem ser desconsiderados.

Dietas

“Dieta para secar barriga” e outros anúncios malucos por aí são pura enganação. Uma alimentação equilibrada ajuda você a reduzir sua quantidade total de gordura. Porém, essa perda não será direcionada, especificamente, para a região do abdômen.

Genética

Ela sempre virá à tona, seja na questão do ganho de ganho de músculos, quanto na perda de peso. Sim, a genética faz e muito a diferença. As características genéticas determinam, desde o acúmulo de gordura em determinada região do corpo até a aparência da musculatura.

Então, sim, existem pessoas que não acumulam gordura no abdômen, têm um volume e separação muscular incríveis e o que eles fazem para isso? Nada, eles são realmente felizardos. Mesmo que não se alimentem da forma correta, não façam nenhum tipo de atividade física, eles estarão lá, como se vivessem uma vida fitness, regada a muita gordura e açúcares.

Emocional

Quando você lê, pode pensar: “Nossa, esse cara tá louco”. E eu te explico, o cortisol, hormônio que é liberado em situações de estresse, tem algumas funções um tanto quanto inconvenientes. Algumas são: catabolizar o tecido muscular e acumular gordura na região abdominal. Desta forma, as alterações hormonais ocorridas em situações de estresse estão diretamente associadas à obesidade abdominal e suas morbidades (BJORNTORP, 2001; RASK et al, 2002, WEBER-HAMANN et al, 2001).

Ocorre quando estamos em situações adversas, físicas e/ou psicológicas, nosso corpo tende a acumular mais gordura na região do abdômen.

Intervenções cirúrgicas

É, aqui vem o método não tradicional. São alterações que ajudam em um curto prazo, mas é bom tomar cuidado. Se você não fizer isto acompanhado de algumas medidas e mudanças na rotina, tudo isso é passageiro; você vai voltar a ser o que era.

O resultado da cirurgia pode ser bom ou ruim. O cirurgião pode te deixar nota 10, como nota 0. Sim, são bem extremos, porém ilustra exatamente o “céu e inferno” que pode ser o resultado e, principalmente, o depois. Sem nota aqui, pelo fato de não sermos especialistas no assunto.

Burna Burke

Conclusão

Não há solução mágica para resolver uma questão estética do abdômen. Porém, a combinação de dieta e atividade física é a “melhor receita do sucesso”. Em casos mais graves, a intervenção cirúrgica pode ser a solução, mas com as ressalvas já citadas.

Autor: Rodrigo Ramos

Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

2 comentários em “Quer secar o abdômen? Conheça os 7 fatores mais importantes!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile