Ontem, trouxemos um guia completo sobre whey protein, mostramos seus tipos e uma rápida descrição de como ingeri-lo da forma correta. Porém, não é segredo que esta fonte de proteínas tem um custo considerado alto, o custo gira em torno de R$ 80 e R$ 300 reais.
Se, assim como eu, você dá valor ao seu suado dinheiro e não se vê gastando isso TODOS OS MESES, fica de olho nesse artigo que vai te mostrar como tomar este excelente suplemento de forma correta e sem desperdícios.
Tipos de Whey Protein
Antes de tudo, é importante te lembrar sobre os “tipos comerciais” de whey: concentrado, isolado e hidrolisado.
O concentrado é o menos filtrado dos três, contém cerca de 70 a 80% de proteína, com o restante sendo de carboidratos e gordura. Financeiramente, é o que mais agrada, mas seu custo-benefício é garantido.
O isolado tem um índice maior de proteína por dose (chega a 93%), isso acontece porque ele passa por um processo de filtragem mais detalhado, fazendo com que a proteína se sobressaia as impurezas.
Por último, o whey hidrolisado é o que passa por um processo mais rigoroso de filtragem, o que tem menos (ou quase nada) de impurezas e, consequentemente, o mais caro de todos.
Mas existe um melhor?
Claro que existe, o que cabe no seu bolso. Seja concentrado, isolado ou hidrolisado, o whey é a melhor proteína em pó que existe! Então, todos eles te darão resultados muito satisfatórios. Claro, se seu orçamento for mais “largo”, opte pelo hidrolisado, mas isso não significa que comprando o concentrado você não terá resultado algum, pelo contrário.
Quanto mais puro, melhor?
Depende do seu objetivo e, novamente, do seu bolso. As empresas usam essa ideia de quanto mais puro o whey maior é a síntese de proteínas, balanço de nitrogênio e outros “blá blá blá” para confundir os leigos e promover a venda de seus produtos mais caros. Não tem essa, whey é whey.
A única ressalva fica, por exemplo, que as versões hidrolisada e isolada não contêm lactose, carboidratos ou gorduras. Então, pessoas intolerantes a lactose ou que estão em uma dieta restritiva, irão se beneficiar mais destas versões.
Qual o melhor horário para tomar e não desperdiçar?
A recomendação padrão é tomar o whey protein logo após o seu treino, porque seus músculos estarão mais receptivos as proteínas, aminoácidos e tudo mais, além de evitar o catabolismo.
Os estudos com atletas apontam para isso,, mas não significa que tomar em outros horários seja desperdício.
O uso do whey não se resume apenas ao pós-treino. Pode-se utilizar, não só whey, mas também caseína, albumina, frango, carne vermelha ou qualquer outra proteína de qualidade neste horário.
O que eu quero dizer com isso? Que o whey protein é apenas um alimento proteico e trata-se de um suplemento, ou seja, um complemento para atingir sua necessidade de proteína diária – podendo ser usada em qualquer hora do dia.
Em suma, você deve fazer o uso do whey quando mais precisar. Se a sua dieta já é equilibrada e o uso dela só se faz necessário depois do treino, ótimo! Continue assim. Mas se sua dieta está deficiente de proteínas e você precisa aumentar esta quantidade, ingerir whey durante o dia também é uma boa pedida – isto não deve, de forma alguma, substituir qualquer refeição durante o seu dia.
Whey engorda?
Não. Sozinho, ele é incapaz de gerar o acúmulo de gordura, mesmo consumindo-o em excesso. As proteínas têm como característica reduzir o apetite e ajudar pessoas que estão em dieta de calorias, então, não se preocupe.
Não pode tomar whey de forma constante
Whey é uma proteína, assim como a carne, o frango, o peixe. Dizer que não pode comê-los de forma constante é uma loucura, não é? Mesma coisa o whey protein.
Whey faz mal aos rins e ao fígado?
Consumir proteínas de maneira elevada (não abusiva) não faz qualquer mal aos rins ou ao fígado de pessoas saudáveis (sem nenhuma pré-disposição). Bebida alcoólica, fastfood, refrigerantes e outras drogas são os seus vilões não o whey.
Tomar whey com leite ou água?
Não faz diferença. Já ouvi até falarem que “você já está consumindo whey, isso é leite, vai juntar com mais leite por quê?”. Whey é a proteína do soro do leite sim, mas são produtos diferentes. Quando você mistura os dois, soma os nutrientes de ambos.
Conclusão
Tomar whey protein é uma maneira extremamente conveniente de consumir uma proteína de qualidade, que tem rápida absorção – e graças a alguns fabricantes, com sabores deliciosos, diga-se a verdade. Whey não é remédio, então não “precisa ser ingerido não sei lá quantos minutos do treino e se você não fizer não terá resultados”. Esqueça essa história.
O whey é um alimento em pó e que qualquer pessoa pode fazer uso, não é necessário objetivo específico para adicioná-lo a sua dieta.
Leia mais