Como medir corretamente o percentual de gordura?
16 de março de 2018
Como ganhar massa muscular rápido, guia completo
16 de março de 2018

Ontem, trouxemos um guia completo sobre whey protein, mostramos seus tipos e uma rápida descrição de como ingeri-lo da forma correta. Porém, não é segredo que esta fonte de proteínas tem um custo considerado alto, o custo gira em torno de R$ 80 e R$ 300 reais.

Se, assim como eu, você dá valor ao seu suado dinheiro e não se vê gastando isso TODOS OS MESES, fica de olho nesse artigo que vai te mostrar como tomar este excelente suplemento de forma correta e sem desperdícios.

Tipos de Whey Protein

Antes de tudo, é importante te lembrar sobre os “tipos comerciais” de whey: concentrado, isolado e hidrolisado.

O concentrado é o menos filtrado dos três, contém cerca de 70 a 80% de proteína, com o restante sendo de carboidratos e gordura. Financeiramente, é o que mais agrada, mas seu custo-benefício é garantido.

O isolado tem um índice maior de proteína por dose (chega a 93%), isso acontece porque ele passa por um processo de filtragem mais detalhado, fazendo com que a proteína se sobressaia as impurezas.

Por último, o whey hidrolisado é o que passa por um processo mais rigoroso de filtragem, o que tem menos (ou quase nada) de impurezas e, consequentemente, o mais caro de todos.

Mas existe um melhor?

Claro que existe, o que cabe no seu bolso. Seja concentrado, isolado ou hidrolisado, o whey é a melhor proteína em pó que existe! Então, todos eles te darão resultados muito satisfatórios. Claro, se seu orçamento for mais “largo”, opte pelo hidrolisado, mas isso não significa que comprando o concentrado você não terá resultado algum, pelo contrário.

Quanto mais puro, melhor?

Depende do seu objetivo e, novamente, do seu bolso. As empresas usam essa ideia de quanto mais puro o whey maior é a síntese de proteínas, balanço de nitrogênio e outros “blá blá blá” para confundir os leigos e promover a venda de seus produtos mais caros. Não tem essa, whey é whey.

A única ressalva fica, por exemplo, que as versões hidrolisada e isolada não contêm lactose, carboidratos ou gorduras. Então, pessoas intolerantes a lactose ou que estão em uma dieta restritiva, irão se beneficiar mais destas versões.

Qual o melhor horário para tomar e não desperdiçar?

A recomendação padrão é tomar o whey protein logo após o seu treino, porque seus músculos estarão mais receptivos as proteínas, aminoácidos e tudo mais, além de evitar o catabolismo.

Os estudos com atletas apontam para isso,, mas não significa que tomar em outros horários seja desperdício.

O uso do whey não se resume apenas ao pós-treino. Pode-se utilizar, não só whey, mas também caseína, albumina, frango, carne vermelha ou qualquer outra proteína de qualidade neste horário.

O que eu quero dizer com isso? Que o whey protein é apenas um alimento proteico e trata-se de um suplemento, ou seja, um complemento para atingir sua necessidade de proteína diária – podendo ser usada em qualquer hora do dia.

Em suma, você deve fazer o uso do whey quando mais precisar. Se a sua dieta já é equilibrada e o uso dela só se faz necessário depois do treino, ótimo! Continue assim. Mas se sua dieta está deficiente de proteínas e você precisa aumentar esta quantidade, ingerir whey durante o dia também é uma boa pedida – isto não deve, de forma alguma, substituir qualquer refeição durante o seu dia.

Whey engorda?

Não. Sozinho, ele é incapaz de gerar o acúmulo de gordura, mesmo consumindo-o em excesso. As proteínas têm como característica reduzir o apetite e ajudar pessoas que estão em dieta de calorias, então, não se preocupe.

Não pode tomar whey de forma constante

Whey é uma proteína, assim como a carne, o frango, o peixe. Dizer que não pode comê-los de forma constante é uma loucura, não é? Mesma coisa o whey protein.

Whey faz mal aos rins e ao fígado?

Consumir proteínas de maneira elevada (não abusiva) não faz qualquer mal aos rins ou ao fígado de pessoas saudáveis (sem nenhuma pré-disposição). Bebida alcoólica, fastfood, refrigerantes e outras drogas são os seus vilões não o whey.

Tomar whey com leite ou água?

Não faz diferença. Já ouvi até falarem que “você já está consumindo whey, isso é leite, vai juntar com mais leite por quê?”. Whey é a proteína do soro do leite sim, mas são produtos diferentes. Quando você mistura os dois, soma os nutrientes de ambos.

Conclusão

Tomar whey protein é uma maneira extremamente conveniente de consumir uma proteína de qualidade, que tem rápida absorção – e graças a alguns fabricantes, com sabores deliciosos, diga-se a verdade. Whey não é remédio, então não “precisa ser ingerido não sei lá quantos minutos do treino e se você não fizer não terá resultados”. Esqueça essa história.

O whey é um alimento em pó e que qualquer pessoa pode fazer uso, não é necessário objetivo específico para adicioná-lo a sua dieta.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?