Benefícios do gengibre para saúde e perda de peso

Gengibre: um poderoso alimento termogênico

O gengibre é natural da Ásia e é utilizado como um alimento medicinal e na culinária simples, como um tempero. Ela é extremamente poderosa, afinal, além de ter ação termogênica, é anti-inflamatório e auxilia nos sistemas respiratório, digestivo e circulatório. Mas, a grande sacada do gengibre para você que deseja emagrecer é a sua capacidade de acelerar o metabolismo, favorecendo assim queima de gordura.

A planta é referência quando falamos de problemas estomacais, afinal age contra gases, enjoos, indigestão e perda de apetite, ou seja, é extremamente eficaz em boa parte dos problemas estomacais. A medicina tradicional se utiliza muito do gengibre, se você olhar os principais medicamentos que tratam da nossa parte digestiva, encontrará o gengibre em uma grande parte deles.

A raiz também é muito usada para combater cólica menstrual, mau hálito e até a ressaca do dia seguinte após ter exagerado no álcool. E o seu poder anti-inflamatório é indicado para o alivio de dores causadas pela artrite, artrose, dores musculares, tosses, bronquite e infecções na garganta ou em qualquer parte do trato respiratório.

Mas, por que eu posso emagrecer com o gengibre?

Tudo o que fazemos com o nosso corpo, nos faz gastar energia, até mesmo aquela caminhada tradicional, da sala para a cozinha e de lá para o sofá. Como dito acima, o gengibre é considerado um alimento termogênico, eles são capazes de aumentar a o seu gasto energético durante a digestão da comida.

A teoria é muito simples, quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior é o seu poder termogênico. Os nutrientes presentes no gengibre são capazes de aumentar a temperatura corporal (assim como acontece em uma caminhada ou quando estamos em movimento por algum tempo).

Falando em números, o aumento do gasto calórico ao consumir o gengibre chega a até 10%. Mas calma lá, não adianta continuar fazendo caminhada apenas da cozinha para o sofá. Perder peso não é milagre, é necessário que você alie o consumo do gengibre com uma boa dieta e exercícios físicos (de verdade).

Como posso consumir o gengibre?

Existem diversas maneiras de consumi-lo. Cru, em conserva, como óleo ou até mesmo chá. Além de poder adicioná-lo como agente aromatizante em bebidas e alimentos.

Cru (ou em pedaços): Muito eficaz contra problemas na garganta, como rouquidão, inflamações e etc. O gengibre dará uma sensação imensa de alívio, mas não será a cura para o problema.

Chás: Aqui é onde o gengibre terá a maior potência para auxiliar no emagrecimento.  Basta deixar as raízes, cascas ou talo de molho por meia hora e logo após acrescentar e leva-los ao fogo por mais trinta minutos.

Suco: Se o sabor do gengibre não te agradar muito no chá, não tem problema. Ele pode ser misturado com sucos e batidos no liquidificador. Sem dúvida, terá um gosto mais agradável e trará os mesmos benefícios.

Tem alguma contraindicação?

Não, ele apenas não é recomendado para pessoas que hipertireoidismo, assim como todos os alimentos termogênicos também não são. Isto porque, a pessoa já tem um metabolismo extremamente elevado e a ingestão de alimentos que aceleram ainda mais o seu metabolismo, pode causar a perda de massa muscular. Além disto, pessoas com problemas cardíacos não podem abusar de seu uso, pois ele acelera o corpo da pessoa por inteiro e assim, aumenta a pressão arterial, por exemplo. Então, exige um pouco de cuidado.

Quanto devo tomar por dia?

Para obter os benefícios do emagrecimento com a ajuda desta raiz, o consumo precisa ser diário, mas dentro de um limite pré-estabelecido. Estudos mostram que a quantidade ideal é de 2 a 4g por dia.

Como e onde comprar?

O gengibre pode ser encontrado em diversas formas. Hoje, um dos mais vendidos é o formato em pó. Até porque, fica extremamente mais fácil de utilizar a quantidade recomendada por dia. Você encontra o chá ou cápsulas de gengibre em nossa farmácia de manipulação http://lojamusculacaoonline.com.br/produto/gengibre-com-hibisco/.

Referências:

U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14.

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile