Tapioca, o que é, e para que serve?

A tapioca é produzida a partir da fécula de mandioca e tem sua origem da cultura indígena. Ela é muito popular na região norte e nordeste do Brasil, mas atualmente vem se popularizando no sul e sudeste.

Tapioca & valor nutricional

Pobre em proteínas e fibras a tapioca pode ser considerado um alimento com baixo valor nutricional. Porem, como não contém gordura, glúten, sódio e tem baixo valor calórico, em comparação com o pão virou moda.

Além disso, é ótima opção para os portadores da doença celíaca (intolerância ao glúten) e pode ser consumida por diabéticos. Por ser um alimento neutro, sem cheiro, sabor ou acidez, a tapioca aceita diversos tipos de recheios.

Mas é nesse benefício da tapioca é que está o perigo: cuidado com os recheios que você vai escolher, eles vão agregar nutrientes a sua dieta e também calorias.

Tapioca & formas de preparo

Na hora de incrementar sua tapioca use recheios leves como queijo cottage, ricota, carnes magras como peito de frango desfiado, atum. Uma boa opção para o café da manhã é preparar um recheio com sementes de chia, queijo cottage. Também pode optar por geleia diet; peito de peru e queijo fresco light; ovo mexido.

Tapioca & pré-treino

A tapioca também é uma excelente opção de refeição pré-treino, nesse caso ela pode ser consumida com geleia, frutas ou pasta de amendoim, mas levando em consideração a quantidade total de calorias da dieta.

Lembrando sempre que qualquer escolha que você fizer no que se refere a sua alimentação deve estar adequada aos objetivos que você traçou para a sua dieta. Consultar um nutricionista esportivo é sempre recomendado.

Tapioca & índice glicêmico

O índice glicêmico é um fator que diferencia os carboidratos, pois cada tipo “entra” na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Um alimento com baixo índice glicêmico, como a batata doce, tem liberação lenta, com poucas alterações glicêmicas.

Já um alimento com alto índice glicêmico, como a tapioca, tem liberação rápida e provoca uma hiperglicemia. Este quadro estimula a liberação do hormônio insulina, visando controlar os níveis glicêmicos.

Dependendo da quantidade de alimentos de alto índice glicêmico que comemos, pode ocorrer uma hipoglicemia de rebote. Um dos principais sintomas da hipoglicemia é justamente a falta de energia, ou seja, tudo o que um praticante de atividade física não deseja durante o exercício.

Portanto, caso você sinta esse sintoma durante o treino após o consumo da tapioca, você teria duas opções. Ou introduza um suplemento fonte de carboidratos durante o treino (waxy maize) ou substitua a tapioca por batata doce ou outro alimento com baixo índice glicêmico.

Tapioca & modo de preparo

Você pode comprar a tapioca já hidratada no supermercado. O modo de preparo é super prático. Peneire duas colheres de sopa da tapioca e coloque na frigideira pequena já quente (não precisa colocar óleo).

Espalhe a goma até cobrir todo o fundo, doure os dois lados, coloque o recheio com a massa quente e sirva-se. A massa da tapioca preparada dessa maneira tem 70 calorias.

Conclusão

A tapioca é uma excelente opção ao consumo do pão, mas deve ser consumida com moderação por seu valor calórico é igual ao de qualquer pãozinho da padaria.

Leia mais:

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile