Como a caseína e a musculação ajudam no emagrecimento

No treino de musculação aliado a suplementação de caseína pode ajudar a maximizar a perda de gordura e aumentar ou preservar a massa muscular, nesse artigo vamos falar do papel da caseína no treino de musculação para hipertrofia a definição muscular.

A caseína

A caseína (do latim “caseus”, queijo) é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas no leite humano.

Caseína é uma proteína de alto valor biológico,  e trabalhos científicos  comprovam sua eficiência na redução no catabolismo muscular. Como sua absorção é lenta ela não deve ser utilizada como pós-treino, pois o Whey Protein é mais eficiente nesse momento.

Devido às suas propriedades de digestão lenta, a caseína é amplamente utilizada nas refeições e antes de dormir para ajudar a manter a massa muscular dos praticantes de musculação, de forma a manterem-se num estado de equilíbrio anabólico .

O estudo

Um estudo comparou o efeito de uma dieta hipocalórica com alta concentração de proteínas associada ao treinamento de força na composição corporal de policiais acima do peso. Nesse estudo os pesquisadores formaram 3 grupos, o 1º com dieta hipocalórica, que assegurou 80% das necessidades calóricas, o 2º dieta hipocalórica, mais treino de musculação, com uma ingestão elevada de proteína (1.5 g/kg/dia) usando caseína e o 3º com dieta hipocalórica, mais treino de musculação, com uma ingestão elevada de proteína (1.5 g/kg/dia) usando soro de leite (proteína whey).

Os resultados

O este estudo teve a duração de 12 semanas, e apresentou os seguintes resultados foram o seguinte:

  1. Perda de peso era de aproximadamente 2,5 kg, em todos os três grupos sendo a média de percentual de gordura corporal apenas com dieta diminuiu de um valor inicial de 27 ± 1,8-25 ± 1,3% em 12 semanas. Com dieta, exercício e caseína a queda foi de 26 ± 1,7 a 18 ± 1,1% e com dieta, exercício e proteína de soro de leite a queda foi de 27 ± 1,6 para 23 ± 1,3%.
  2. A perda de gordura significativo foi de 2,5 ± 0,6, 7,0 ± 2,1 e 4,2 ± 0,9 kg para os três grupos, o ganho de massa magra não ocorreu no grupo de dieta isolada, já no grupo suplementado os ganhos foram de 4 ± 1,4 e 2 ± 0,7 kg para o grupo caseína e whey protein, respectivamente.

Conclusão

Esta diferença significativa na composição corporal e é provavelmente devida a uma melhor retenção de nitrogênio e também pelos efeitos anticabólicos dos aminoácidos presentes na caseína.

Leia mais

Autor: Rodrigo Ramos

Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?
Sair da versão mobile