Como ganhar massa muscular rápido, guia completo
16 de março de 2018
Hipertrofia, 10 regras clássicas para ganhar massa muscular
16 de março de 2018

No treino de musculação aliado a suplementação de caseína pode ajudar a maximizar a perda de gordura e aumentar ou preservar a massa muscular, nesse artigo vamos falar do papel da caseína no treino de musculação para hipertrofia a definição muscular.

A caseína

A caseína (do latim “caseus”, queijo) é uma proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas no leite humano.

Caseína é uma proteína de alto valor biológico,  e trabalhos científicos  comprovam sua eficiência na redução no catabolismo muscular. Como sua absorção é lenta ela não deve ser utilizada como pós-treino, pois o Whey Protein é mais eficiente nesse momento.

Devido às suas propriedades de digestão lenta, a caseína é amplamente utilizada nas refeições e antes de dormir para ajudar a manter a massa muscular dos praticantes de musculação, de forma a manterem-se num estado de equilíbrio anabólico .

O estudo

Um estudo comparou o efeito de uma dieta hipocalórica com alta concentração de proteínas associada ao treinamento de força na composição corporal de policiais acima do peso. Nesse estudo os pesquisadores formaram 3 grupos, o 1º com dieta hipocalórica, que assegurou 80% das necessidades calóricas, o 2º dieta hipocalórica, mais treino de musculação, com uma ingestão elevada de proteína (1.5 g/kg/dia) usando caseína e o 3º com dieta hipocalórica, mais treino de musculação, com uma ingestão elevada de proteína (1.5 g/kg/dia) usando soro de leite (proteína whey).

Os resultados

O este estudo teve a duração de 12 semanas, e apresentou os seguintes resultados foram o seguinte:

  1. Perda de peso era de aproximadamente 2,5 kg, em todos os três grupos sendo a média de percentual de gordura corporal apenas com dieta diminuiu de um valor inicial de 27 ± 1,8-25 ± 1,3% em 12 semanas. Com dieta, exercício e caseína a queda foi de 26 ± 1,7 a 18 ± 1,1% e com dieta, exercício e proteína de soro de leite a queda foi de 27 ± 1,6 para 23 ± 1,3%.
  2. A perda de gordura significativo foi de 2,5 ± 0,6, 7,0 ± 2,1 e 4,2 ± 0,9 kg para os três grupos, o ganho de massa magra não ocorreu no grupo de dieta isolada, já no grupo suplementado os ganhos foram de 4 ± 1,4 e 2 ± 0,7 kg para o grupo caseína e whey protein, respectivamente.

Conclusão

Esta diferença significativa na composição corporal e é provavelmente devida a uma melhor retenção de nitrogênio e também pelos efeitos anticabólicos dos aminoácidos presentes na caseína.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?