Quer prevenir lesões musculares? Faça musculação!
16 de maio de 2018
Anabolizantes: entenda porque você não deve acreditar em milagres
22 de maio de 2018

Em tempos de estilo de vida fitness, não é só a parte de dieta e treinamento que ganha atenção das pessoas. A parte de suplementação tem chamado muito a atenção dos praticantes de musculação – principalmente.

Então, nada melhor do que entender um pouco de cada tipo de suplemento que está no mercado – que não é pouco. Hoje falaremos sobre a creatina, entender qual o papel e o auxilio que ela dará tanto nos treinamentos, quanto na dieta.

A creatina?

A creatina nada mais é do que uma substância que é produzida através do nosso próprio corpo, através do fígado, rins e pâncreas, estes órgãos conseguem produzir 1g de forma natural. Encontrado nas carnes bovina e marinha, nosso corpo é capaz de captar apenas 1g de creatina destes alimentos.

Legal, conseguimos captar 2g ao dia! Não, não é bem assim. Sem a utilização de suplementos, nada deste nutriente é absorvido e revertido para uma melhora no desempenho físico. Exatamente pelo fato do nosso corpo pegar “um pouco daqui e dali” – neste caso nem é um pouco, é tudo mesmo-. Então, tanto o que os nossos órgãos produziram, como o que conseguimos reter dos alimentos, são sugados pelo nosso corpo.

Para o que a creatina serve?

Ela serve para regenerar o ATP (que sem mais delongas, é a principal fonte do nosso organismo) e sua presença é fator determinante para que você evoluir de forma progressiva em suas cargas e, com isso, atingir a hipertrofia muscular. Então com a suplementação de creatina você consegue levantar mais peso, e fazer mais repetições.

E, se você comer corretamente e dormir o suficiente o seu corpo vai construir mais tecido muscular, nesse ponto podemos afirmar que a creatina te ajuda a destruir mais tecido o que vai funcionar como um gatilho para o anabolismo muscular.

Creatina, o que é, como fuciona

Tenho que ter cuidados?

Sim, deve. A creatina, assim como tudo o que consumimos, tem efeitos colaterais. Muito se fala dos males que ela pode fazer aos rins, isto é balela. Todo ser humano precisa consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia, se o uso de creatina for feito como indicado e o consumo de água também, você pode ficar despreocupado com os rins.

Certifique-se que o produto que você vai adquirir está liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), isto porque existem produtos com uma quantidade elevada de cromo – falaremos dele futuramente -, que em quantidades elevadas pode fazer muito mal à saúde.

Quero consumir, como faço?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você procure um profissional da área de nutrição, até porque, todo suplemento deve ser consumido apenas em conjunto com uma dieta de extrema qualidade e equilibrada.

A dose diária recomendada é de 3g ao dia, porém, antes é necessária uma fase de adaptação (ou fase de ataque), onde o individuo faz uso de 20g por dia durante cinco dias e ao final vai para as 3g (fase de manutenção).

Conclusão

Você encontra a creatina em duas formas, primordialmente, cápsula ou pó. Se preferir o formato cápsula, ele já contém a dose de manutenção por padrão em cada flaconete. Já a versão pó, necessita de um dosador (geralmente, já incluso) para que você atinja a quantidade correta a ser ministrada.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?