Hipertrofia, guia completo para mulheres
17 de março de 2018
Divisão das série de musculação para mulheres
17 de março de 2018
Hipertrofia, guia completo para mulheres
17 de março de 2018
Divisão das série de musculação para mulheres
17 de março de 2018

O treinamento intervalado é muito eficiente no aumento da quebra da gordura da região abdominal pois produz elevados níveis de adrenalina. E algumas pesquisas tem investigado o efeito da suplementação de beta-alanina no aumento da resistência de atletas de esportes intermitentes que usam o HIIT como meio de treinamento.

beta-alanina

A beta-alanina é um aminoácido. Se você fosse criar um top 3 dos suplementos desportivos mais eficientes, teria de incluir a beta-alanina. Os efeitos não são dramáticos, mas são notórios.

A beta-alanina é um precursor do dipéptido carnosina. Se ingerir beta-alanina, as suas células musculares convertem-na juntamente com o aminoácido histidine, em carnosina. A carnosina é um tamponador. Neutraliza os íons de hidrogênio cuja concentração aumenta nos músculos sujeitos ao esforço árduo.

Se a concentração de íons de hidrogênio aumentar muito, as fibras musculares não podem contrair da forma correta. Portanto, uma maior a concentração de carnosina nos seus músculos significa sessões de treino mais pesadas, eficientes e menos fadiga.

Se administrar beta-alanina a atletas de resistência, irão provavelmente, melhorar o seu sprint final. Se administrar beta-alanina a atletas de força que também tomem creatina, irá potenciar o efeito da creatina. Se der beta-alanina a pessoas idosas, os seus músculos fatigam-se com menos rapidez.

O estudo

Um trabalho cientifico com 46 jovens atléticos, realizado treino intervalado 3 vezes por semana durante 6 semanas. Em cada seção os estudantes realizaram 5-6 ciclos intensos durante 2 minutos. Entre séries, descansaram 1 minuto. A intensidade aumentou de forma gradual ao longo de 6 semanas. Os estudantes começaram a 90% do seu VO2max e pelo final das 6 semanas estavam a treinar a 115% do seu VO2max.

Metade dos voluntários recebeu um placebo, e a outra metade recebeu 6g de beta-alanina por dia durante as primeiras 3 semanas. Depois diminuíram a dose a metade. Os atletas ingeriram o suplemento em 4 vezes ao longo do dia.

Os resultados

O suplemento prolongou o tempo em que os atletas foram capazes de treinar a 110% do seu VO2max, tal como mostra a tabela abaixo. Também pode ver que a beta-alanina permite aos atletas usar mais energia durante os testes.

O suplemento não teve efeito na ingestão de oxigênio dos voluntários. Mas os que tomaram beta-alanina ganharam quase 1 kg de massa muscular limpa, enquanto a massa corporal magra do grupo do placebo se manteve praticamente constante.

Conclusão

A partir desses resultados podemos afirmar que a suplementação de beta-alanina pode ser eficiente no aumento da potência aeróbia e do tempo total de exercício intervalado. Além disso, se você estiver realizando uma dieta adequada a elevação da potência e resistência vai potencializar a queima de gordura.

Leia mais:

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?