Método de série gigante, como usar no treino de hipertrofia
25 de maio de 2018
Lesão por esforço repetitivo na musculação. Como evitar?
25 de maio de 2018
Método de série gigante, como usar no treino de hipertrofia
25 de maio de 2018
Lesão por esforço repetitivo na musculação. Como evitar?
25 de maio de 2018

O consumo de proteína para que quer ganhar massa muscular deve ser superior à recomendação de (0,8 gramas/kg peso corporal) que é o ideal para sedentários. Mas não adianta somente consumir um monte de proteínas, você tem que saber se realmente está absorvendo o que está consumindo. Isso é importante porque nosso aparelho digestivo só é capaz de absorver uma quantidade limitada de aminoácidos proveniente das proteínas ingeridas na dieta.

Em condições normais, o corpo seu corpo absorve de 1,3 até a um máximo de 10 gramas por hora (1). Então, se você consumir um scoop de 40 gramas de Whey Protein (isolado), o seu sistema digestivo irá demorar entre 4 a 5 horas até digerir e absorver os aminoácidos do suplemento .

Mas como o padrão mais rápido de absorção do o sistema digestivo é de 10 gramas por hora, não faz o menor sentido consumir mais que 240 gramas de proteína por dia. E a ingestão excessiva de proteína em refeição não promove aumento de massa muscular. Isso pode ser observado em um estudo que verificou que a ingestão de mais de 30 gramas de proteína numa refeição não se traduz numa maior síntese de proteína muscular.

Além disso, o fígado não é capaz de processar uma capacidade ilimitada de aminoácidos provenientes das proteínas alimentares. E dietas com mais de 200 gramas de proteína por dia podem exceder a capacidade que o fígado tem de converter nitrogénio em ureia. Dessa forma, usando ritmo de absorção de aminoácidos e ao parâmetros fisiológicos da síntese de ureia, podemos afirmar que uma ingestão de até 2,4 gramas de proteína por dia é segura e vai potencializar o ganho de massa muscular. (1). E a ingestão exagerada de proteína poderá induzir alguns problemas de saúde, incluindo hiperaminoacidemia, hiperamonemia, hiperinsulinemia, náuseas e diarreia.

Segue abaixo um quadro do ritmo médio de absorção de algumas fontes de proteína.

Ritmo de absorção das proteínas alimentares por hora

Ovo crú- 1,3g
Ervilha- 2,4g
Ovo cozido- 2,8g
Leite- 3,5g
Proteína de Soja (isolado)- 3,9g
Aminoácidos- 4,3g
Caseína (isolado)- 6,1g
Aminoácidos da Caseína- 7-7,5g
Whey (isolada)- 8-10g

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?