Proteína na musculação, quando e quanto devo tomar?
25 de maio de 2018
Suplementação de TCM para emagrecer. Realmente funciona?
25 de maio de 2018
Proteína na musculação, quando e quanto devo tomar?
25 de maio de 2018
Suplementação de TCM para emagrecer. Realmente funciona?
25 de maio de 2018

A incidência de lesões por uso excessivo é um problema muito comum entre alunos novos na personal trainer online. Com a possível exceção dos esportes de luta, as lesões por uso excessivo superam as lesões agu­das, instantâneas, em quase todas as atividades atléticas.

Lesões por excesso de uso não são incapacitantes, de imediato e, portanto, atraem menos atenção (do professor) do que aquelas que causam perda grave e óbvia de funções. Como resultado, a frequência com que essas lesões ocorrem é quase sempre subestimada.

O tratamento de lesões por uso excessivo é dificultado por uma série de fato­res. Como começam de maneira insidiosa, elas tendem a ser inicialmente ignora­das. Assim, quando os alunos se apresentam para tratamento, as lesões estão bem estabelecidas e são mais difíceis de administrar.

A atitude dos professores em relação aos atletas com um problema de uso ex­cessivo costuma ser inadequada, levando-os a procurar ajuda de pessoas não habilitadas. É muito comum que se diga ao paciente/atleta “Se você parar de correr (ou dançar, ou jogar tênis), seu joelho ficará bom”. Os atletas já sabem disso! Eles não buscaram ajuda médica por causa da lesão, mas porque estavam incapacitados de continuar com suas atividades atléticas. Dessa forma, permitir o retorno às atividades atléticas é uma parte tão importante do tratamento quanto o alívio dos sintomas.

Causa das lesões por uso excessivo

Lesões por uso excessivo são quase sempre conseqüência de mudança. Essas mudanças podem ocorrer em qualquer uma de três áreas gerais: o aluno, o am­biente ou as atividades. A identificação requer paciência, precisão no registro do histórico e compreensão razoavelmente completa das exigências específicas de cada tipo de treino na sala de musculação

A causa mais comum das lesões por uso excessivo surgidas de mudanças no aluno é a participação atlética contínua em treinos com alto volume, sem despeito aos sintomas associados a uma outra lesão.

Um exemplo é aquela aluna que continua a fazer agachamentos mesmo com dores nos joelhos. Como o agachamento normal é doloroso, o movimento é alterado e o joelho é utilizado de maneira ligeiramente diferente.

O sucesso na admi­nistração do problema do joelho será de curta duração pois, uma vez possível voltar ao método anterior (habitual) de treinar com grande volume, os sintomas do joelho volta­rão e o ciclo se repetirá.

Fisiopatologia

É importante ter uma compreensão empírica da fisiopatologia das lesões por uso excessivo, no mínimo para ser capaz de explicar seus mecanismos em termos que o aluno possa entender. Embora eles busquem ajuda médica para alívio de seus sintomas, deve-se fazê-los compreender que, no caso de lesões excessivas, eles – e não o médico – controlam seus destinos.

Se não entendem, em primeiro lugar, como aconteceu a lesão, serão incapazes de evitar nova ocor­rência. A -prevenção da recorrência é o aspecto mais importante da administração de lesões por uso excessivo. Em geral, as lesões por uso excessivo comprometem osso, ligamentos e por­ções de unidades musculotendinosas.

Mecanismo da lesão

A mudança que causa o problema de uso excessi­vo deve ser encontrada. Ao contrário das lesões agudas, as quais o médico diagnostica e trata, as lesões por uso excessivo exigem diagnós­tico e tratamento da causa.

Sintomas

O maior sintoma nas lesões por uso excessivo é a dor. Conquanto inchaço, crepitação, perda de força e de movimentos possam ser notados, a maioria dos alunos ignora esses sintomas secundários com sucesso se não houver dor.

É particularmente importante estabelecer qual o estímulo e a localização da dor, permitindo ao médico se concentrar no comprometimento de estruturas anatômicas específicas. Não basta o atleta dizer que dói quando ele corre.

Dor que aumenta de intensidade geralmente indica lesão em alguma região da unidade musculotendinosa que se contrai em resposta a atividades além de sua capacidade. Dor súbita e aguda pode sugerir lesão por impacto.

Conclusão

Para evitar as lesões por esforço repetitivo é fundamental o controle do volume e densidade de treino. Uma regra de ouro é manter um volume de até 15 séries para grupo muscular grande e 9 para pequeno. Essa é a única forma de tentar evitar o aparecimento das lesões por esforço repetitivo.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?