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Como começar na musculação e ter resultados rápidos e práticos, são os objetivos dos alunos. Nossos alunos, na maioria das vezes sempre foram pessoas sedentárias, que por algum motivo, seja por saúde, auto estima e/ou manter um peso e rotinas saudáveis, resolveram embarcar na musculação.

Como começar na musculação e manter o foco

E sempre, aconselhamos, que primeiramente, o treino precisa mesmo ser levado a sério. Não adianta você começar e depois de 3 meses, parar.

Você precisa fazer daquilo um hábito, uma rotina a qual te trará prazer, e se você realmente gosta e quer ir em busca dos seus objetivos, seja perder peso, ganhar saúde, chegar na hipertrofia, seja qual for. É preciso, muita disciplina.

Segue abaixo algumas dicas infalíveis para quem, de uma vez por todas, resolveu se matricular na academia e/ou fazer um treino com um personal.

Hidrate-se, hidrate-se sempre!

Beba muita água durante o dia, dizem que o ideal, é ingerir de 2 à 3 litros de água diariamente, existem pessoas que não bebem nem um copo. Sim, preocupante.

Mas não esqueça de beber água, durante o treino também. Você acaba perdendo muito líquido ao se exercitar e a melhor forma de repor, claro, bebendo muita água.

Faça refeições equilibradas

Pelo menos de 30 à 60 minutos antes do treino, alimente-se com proteína magra ( frango, carne, peixe ) e após os treinos também, no máximo até uma hora depois que você treina. É o ideal para se alimentar.

Refeições enormes não são necessárias, nem tão pouco “ passar fome “ ou ficar em jejum. Não. Siga uma alimentação balanceada e nada de loucuras ou dietas da moda, o que existe e é infalível no processo de emagrecimento, é a reeducação alimentar. Converse com o profissional que te acompanha, sobre o assunto.

Meu objetivo é a hipertrofia…

Converse primeiramente com o profissional que lhe acompanha, ele irá sempre te auxiliar no melhor treino possível para que você conquiste seu objetivo.

Além de lhe passar exercícios mais específicos e/ou também te ajudar auxiliando em certos suplementos onde você pode aos poucos ganhando massa muscular.

Um erro comum

Engana-se quem pensa que levantando muito peso no início, chegará ao objetivo mais rápido. Claro que não. Você pode acabar se lesionando se levantar um peso maior do que seu limite permite.

Os treinos que envolvem força e resistência estão ai pra isso, além do mais, são para isso. Para que haja sempre um progresso de acordo com o seu treino que muda e acaba focando mais no seu objetivo com o passar do tempo.

Treino de força é muito adequado para hipertrofia

Um profissional de educação física saberá te auxiliar no melhor circuito possível para que você conquiste seu objetivo, mas pense, que nada com pressa dá certo. É preciso um pouco de paciência e ao passar do tempo, seus objetivos vão sendo alcançados.

Ao começar com um certo peso, progressivamente, você estará levantando o dobro ou mais do início, e verá o quanto valeu a pena cada semana. Cada progresso. Sem pressa, e sem prejudicar sua saúde, pois um treino mal feito, pode levar à lesões e até a coisas mais graves.

Dica para ver os resultados

Grave seus treinos, registre-os com fotos. Faça um pequeno “ antes e depois “, a cada um, dois meses, por exemplo.

Quando nos vemos no espelho, ao nos ver todos os dias, aquele reflexo acaba sendo muito familiarizado pra nós, e por isso não vemos mudanças. Mas registrando os momentos, com fotos e vídeos, você perceberá a diferença e cada vez mais se sentirá motivado a continuar, nunca havendo assim desculpas para que tire o treino de sua rotina.

Conclusão

Musculação, e qualquer outro tipo de exercício físico, só lhe trará benefícios. Escolha uma atividade de seu gosto, e sempre procure um profissional pra lhe auxiliar durante o treino, isso é o mais importante. Estar e conversa com quem entende do assunto.

Escolher algo que lhe trás também prazer, fará com que você encaixe o treino com mais facilidade em sua rotina, sendo assim, não irá mais arrumar desculpar para que deixe de fazer tal exercício.

Com a melhora na saúde e vendo os resultados, a força de vontade e motivação sempre acompanharão, e duvido, que você em algum momento pensará em desistir!

Como começar na musculação, e ter resultados rápidos

Thais Lima
Thais Lima
Graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, na instituição de ensino Esamc Santos. Responsável por fazer a pesquisa, seleção e produção dos melhores conteúdos sobre treinamento, nutrição, gestão de stress e sono, dieta e suplementação.

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