Batata-doce, roxa ou branca – qual a melhor para sua dieta
19 de janeiro de 2018Treino Masculino de Hipertrofia: Nível Arnold Schwarzenegger!
19 de janeiro de 2018Muitos clientes da personal trainer online não tem uma boa proporção entre os braços e antebraços. Simetricamente falando, ter antebraços muito menores que o restante dos braços soa bem estranho, não é verdade? Acontece que muitas pessoas cometem o erro de não darem atenção aos antebraços, ou seja, sequer realizam um exercício com foco neles.
Além de um fator estético, treinar os antebraços é fator fundamental, isso porque são muito solicitados, não só nos treinamentos, mas em nossas atividades diárias. De forma geral, se os antebraços não forem fortalecidos, todos os movimentos que necessitam da estabilização deles ficam comprometidos.
Treino para antebraços
Não existem muitas variações para este músculo, isso se dá pelo fato deles apresentarem apenas dois movimentos articulares principais (rotação, flexão e extensão do punho). Hoje, vamos apresentar os exercícios e a forma de encaixá-los em sua rotina de treino – caso você ainda não os faça.
https://youtu.be/Y91G65U7tgQ
https://youtu.be/ET8HVPpGT2A
https://youtu.be/6ANxV_uS6Cs
Agora, vamos apresentar dicas para você treinar este músculo da forma correta e para que obtenha grandes resultados.
- Organize seu treino
Fórmula não existe, porém há maneiras de separar o seu treino para que você aproveite sempre o melhor dele. Quem usa um treino ABC – que é o mais usado pela maioria -, por exemplo, pode adicionar os antebraços tanto no dia de peito e tríceps, como no de costas e bíceps.
- Descanse
Chato isso não é? Mas é bom ter sempre eu aqui para te lembrar disso. Você usa os antebraços no seu dia a dia e ainda os malha. Eles merecem descanso, não é mesmo? Ter um treino de peito ou até mesmo de bíceps no dia seguinte ao treino de antebraço não é o mais indicado, justamente pelo auxílio dado pelos antebraços nos principais exercícios para estes músculos.
Portanto, o ideal é que você deixe o antebraço para o último dia da semana ou um dia antes do treino de pernas.
- Sobrecarga
Você não precisa de inúmeros exercícios para bem treinar o antebraço, justamente porque você já o utiliza em diversos movimentos (como já citado). De 2 a 4 exercícios específicos são muito mais que suficientes.
- Varie nas pegadas
Varie a pegada na execução dos exercícios da parte superior do corpo. Como falei acima, os antebraços atuam como grandes estabilizadores dos movimentos. Então, por exemplo, nas puxadas ou remadas, altere a pegada e conseguirá atingir “todos os lados” do seu antebraço.
- Inteligência em primeiro lugar
Organize e execute seus treinamentos de maneira inteligente. Como fazer isso? Por exemplo, vejo muita gente utilizando straps (aquelas luvas que “se prendem” as barras e halteres para facilitar a pegada) para fazer os levantamentos. Nada contra, mas utilize-os no momento certo. Mas por que os citei? Simplesmente pelo fato de eles “isolarem” a ajuda dos antebraços, ou seja, tiram um pouco do papel de auxiliar que eles teriam – sem os straps – no movimento.
Sobre a organização, deixe espaço para, no mínimo, 2 exercícios focados em antebraço. Negligenciar este grupamento poderá comprometer os seus resultados no futuro ou até mesmo gerar lesões.
Leia mais