Definição muscular e proteínas, guia completo.
14 de fevereiro de 2018Hipertrofia muscular, a genética faz diferença?
14 de fevereiro de 2018A fibromialgia é uma doença que está crescendo e muitos alunos da personal trainer online tem dúvidas e dificuldades em achar conteúdos com o tema, por isso, em meio à algumas pesquisas, vamos tentar esclarecer algumas dúvidas.
Musculação e fibromialgia
O consenso brasileiro de fibromialgia recomenda que os alunos realizem exercícios 2 vezes por semana. O consenso fala em atividades aeróbia leves. Mas nesse artigo vamos demonstrar que o treino de forma é benéfico e pode ser usado por esses pacientes.
O treino de musculação vem sendo usado em pacientes com musculação, e os resultados são animadores, eles demonstraram que são seguros e promovem redução dos quadros de dor e aumento da força física em indivíduos com fibromialgia(1,2).
Apesar de ser seguro, o treino deve ter uma progressão lenta da carga para assegurar o conforto do aluno, e alguns alunos podem piorar nas primeiras 8 semanas de treino. Por isso, o personal trainer deve esperar até 15 semanas para avaliar o progresso do cliente(3)
Rooks et al. [1,4], demonstraram que um programa de musculação e treino aeróbio melhora os sintomas da fibromialgia, além disso os pacientes tiveram um aumento da força muscular sem ocorrência de lesões. O aumento da atividade social é outro ponto positivo nos alunos com fibromialgia que fazem musculação e devem ser estimulados por seu professor.
Outro ponto importante, foi um estudo que comparou a força de mulheres com fibromialgia e mulheres saudáveis, e os resultados mostraram que ambos os grupos tiverem benefícios com o treino de musculação (5).
A fibromialgia
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta o sistema muscular de forma crônica, ela está entre as doenças reumatolólocas mais frequentes, e acomete as mulheres em maior grau.
Sintomas da fibromialgia
Na fibromialgia os pacientes relatam quadros de fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos.
Além disso, muitos acontecem outras doenças associadas como a depressão, a ansiedade, a síndrome da fadiga crônica, a síndrome miofascial, a síndrome do cólon irritável e a síndrome uretral inespecífica.
Tratamento da fibromialgia
Os pacientes geralmente usam de tratamentos que reduzam o quadro de dor, nos EUA seus custos de saúde anuais cheguem a U$ 9.573,00 por paciente, representando gastos 3 a 5 vezes maiores do que a população em geral.3
A doença já foi descrita a muito tempo, mas infelizmente sua causa é multifatorial e ainda não se consegue determinar a causa da doença. A fibromialgia deve ser tratada por um reumatologista de forma primária, mas é fundamental o envolvimento do educador físico para a melhor da saúde do paciente.
O tratamento da fibromialgia exige uma equipe multidisciplinar para aplicar tratamentos não farmacológico e farmacológico. Qualquer tratamento deve ser elaborado de acordo com a dor do paciente.
Conclusão
A fibromialgia é uma doença que exige tratamento multidisciplinar, e fica claro que o treino de musculação é uma ótima opção para a melhora dos sintomas e aumento da aptidão física dos pacientes com fibromialgia
Referências
- Häkkinen A, Häkkinen K, Hannonen P, Alen M. Strength training induced adaptations in neuromuscular function of premenopausal women with fi bromyalgia: comparison with healthy women. Ann Rheum Dis 2001;60:21-26.
- Rooks DS, Silverman CB, Kantrowitz FG. Th e eff ects of progressive strength training and aerobic exercise on muscle strength and cardiovascular fi tness in women with fi bromyalgia: a pilot study. Arthritis Rheum 2002; 47:22-8
- McCain GA, Bell DA, Mai FM, Halliday PD. A controlled study of the eff ects of a supervised cardiovascular fi tness training program on the manifestations of primary fi bromyalgia. Arthritis Rheum 1988;31:1135-41.
- McCain GA, Bell DA, Mai FM, Halliday PD. A controlled study of the eff ects of a supervised cardiovascular fi tness training program on the manifestations of primary fi bromyalgia. Arthritis Rheum 1988;31:1135-41.
- Feldman D. Síndrome da fibromialgia: definição, classificação, epidemiologia. I Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, São Paulo; 1998.
- HEYMANN, Roberto Ezequiel et al. Consenso brasileiro do tratamento da fibromialgia. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, vol.50, n.1 [cited 2017-05-22], pp.56-66. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042010000100006&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0482-5004. http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042010000100006.
- Treinamento de força muscular em portadores da síndrome da fibromialgia. SS Teotônio, JS de Oliveira Barbosa – Fisiologia – researchgate.net