Exercícios para o peito, guia completo
2 de março de 2018
Método de repetição forçada para acelerar a hipertrofia muscular?
13 de março de 2018
Exercícios para o peito, guia completo
2 de março de 2018
Método de repetição forçada para acelerar a hipertrofia muscular?
13 de março de 2018

Mais de 60% dos clientes da personal trainer online querem o treino de hipertrofia , mas nosso corpo é uma coisa muito complexa. Achar que para crescer basta aliar uma série de exercícios, com repetições determinadas, intervalos de descanso e outras convicções, todas elas adquiridas em um fórum ou proclamadas pelos “bombadões” (ou bombadonas) da sua academia é muita ingenuidade.

Treino de hipertrofia & Diretrizes

O treino de hipertrofia é um desafio constante, ou seja, você nunca deve estar satisfeito com o que está fazendo, precisa ser inquieto nos seus treinamento e se informar, principalmente com quem REALMENTE entende do assunto.

Falar dos erros é um tema muito extenso e o nós não queremos ficar te amolando, pelo contrário, queremos te deixar bem informado de uma forma objetiva e verdadeira. Então, vou listar alguns “principais erros” que são cometidos pelos praticantes de musculação que têm o objetivo da hipertrofia.

Aquele treino serve para mim também

Voltando a falar do seu “colega musculoso” da academia, o treino que deixa ele daquele jeito pode não fazer cócegas em você. O bom treino é aquele que é criado de acordo com as necessidades de cada um.

Ter um treino individualizado faz com que você atinja sempre os melhores resultados. Afinal, ter um treino bem montado e de qualidade, faz com que você atinja suas metas de uma maneira muito mais fácil.

Treine de tudo

É curioso ver o movimento de uma academia diariamente. Nos primeiros dias da semana (segunda e terça), é muito comum ver os aparelhos de peito lotados, assim como na terça era a vez dos de costas. Já na quarta o pessoal sumia, por quê? Talvez por ser o dia de perna.

Estou fazendo esta rápida reflexão para lembrar que você não deve treinar apenas “aquilo que gosta”. É muito difícil gostar de todos os exercícios, mas você precisa fazê-los!

Digo isto porque quando você deixa de treinar um determinado grupamento, o seu corpo acaba por não ter uma sobrecarga uniforme, ou seja, você não dá atenção a todas as partes do corpo ou a atenção é diferenciada. Isso causa assimetria muscular, além de ter uma resposta anabólica muito baixa.

Tenho que comer proteína…

E só? Não amigo! Se existem erros no treino, imagine na dieta. Tá certo, este é um texto falando de treino, mas vale o “puxão de orelha” na dieta. Digo isso porque muita gente está preocupada em comer só proteínas e esquecem-se do resto.

Carboidratos de baixo índice glicêmico como: frutas, verduras e legumes, além das gorduras “boas” são essenciais para uma boa dieta. Então, tenha um cuidado com a sua dieta como um todo.

Use os sinergistas com inteligência

Para quem não sabe, cabe uma rápida definição de músculos sinergistas. Estes são aqueles que participam ativamente durante a execução de um determinado movimento, no final das contas, você acaba trabalhando ele de uma forma bem intensa durante um treino que não era “para ele”.

Um bom exemplo é o peito e o tríceps. Em sua maioria, os exercícios de peito utilizam o tríceps como sinergista – o principal deles, o supino, é um exemplo claro. A dica aqui é você trabalhar os sinergistas de maneira inteligente. Ou seja, se você treinou peito hoje, por que não treinar tríceps também? Você consegue uma intensidade de treino altíssima, com um volume pequeno de exercícios e dá um descanso adequado para todos os seus músculos.

Esqueça os programas mirabolantes

O que não falta é gente criando programas de treino mirabolantes para tentar “fisgar” o dinheiro de quem, na maioria do tempo, não tem muito interesse por exercícios físicos ou musculação e quer, pura e simplesmente, atingir seus objetivos de forma rápida e sem muito esforço.

Resultados rápidos? Sem esforço? Nem a pau. Não caia nessa. Quer resultados? Tenha paciência, se esforce bastante e coma direito. Esqueça essas loucuras.

Não variar os treinos

Os seus treinos eles precisam ser alterados sim! Não toda hora ou todo dia, mas de acordo com a necessidade do seu corpo. Seu treino precisa te desafiar todo dia, pois chega um momento que aquilo já fica muito fácil para você e, consequentemente, não te traz mais nenhum resultado.

Neste momento, ter um profissional da área do exercício te acompanhando é fundamental. Para ter resultados de verdade, deve haver variações de volume, intensidade, carga e formas de treino.

Não entender seu corpo

Coloquei logo abaixo do “não variar os treinos” porque o nosso corpo nos dá sinais quando as coisas não estão funcionando direito.  Treinar na medida certa para não ter os sinais “indesejáveis” é o principal.

O seu corpo irá responder quando seus treinos estão dando certo, quando não estão mais e quando você está abusando. Então, fique atento as “dorezinhas” e as “facilidades” na hora de executar seus exercícios.

Dormir mal

Descanse, descanse e descanse. Existe um ciclo para que a hipertrofia aconteça: treino, dieta, recuperação e descanso. Muitos se preocupam com os dois primeiros e esquecem-se dos últimos, esse é um erro que prejudica muito a hipertrofia muscular.

Dormir nos horários certos e a quantidade de horas recomendada (8 horas por noite) não é “historinha de médico”, pelo contrário. É fator determinante para manter uma boa saúde e te ajudar no processo de hipertrofia.

Treinar demais

Quando se exagera nos treinos, o corpo responde. É a história do overtraining. Muita gente ainda acha que treinar todos os dias é a melhor alternativa. Quando falei da questão do sono, descanso não é só dormir. O seu corpo precisa de descanso dos exercícios.

Em alguns dias da semana, o ideal é que você deixe a academia lá, ela não vai sair correndo. Programe seus treinos e seus períodos de descanso, só assim você terá os melhores resultados.

Conclusão

Como disse acima, o treino de hipertrofia envolve uma série de variáveis e elas precisam ser muito bem controladas para que você tenha um bom resultado. Boa parte delas depende de você, outra parte depende de um nutricionista, de um profissional do exercício. Só com o auxílio de profissionais e a sua própria força de vontade em procurar informação, que você irá conseguir obter excelentes resultados.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?