Como montar o treino de bíceps? o personal trainer online responde!
16 de março de 2018
O uso “seguro” de anabolizantes no treino de hipertrofia
16 de março de 2018

Se você deseja ganhar massa muscular é importante que aumente sua força, pois isso vai proporcionar o aumento das microlesões nas fibras musculares. Por isso, em nossos programas de hipertrofia os alunos sempre fazem treinos de força máxima entre as sessões de treino.

Como o corpo aumenta a força

Toda vez que você coloca uma carga sobre o músculo, o seu organismo promove o aumento da força muscular, isso promove alterações fisiológicas e estrutu­rais.

Essas alterações acontecem em decorrência de melhora dos fatores neurais e os fatores musculares. Os ajustes do organismo à sobrecarga permitem a manutenção das fun­ções fisiológicas do indivíduo. Em conjunto, as adaptações que ocorrem nos sistemas nervoso e muscular em consequência de um período de TF são cha­madas de adaptações neuromusculares.

Mas em um interessante estudo, Seynnes et al.M avaliaram os ganhos de força e hipertrofia em um grupo de jovens sem experiência com treino de musculação. Os alunos fizeram 3 treinos semanais com um protocolo de 3 séries de 7 repetições submáximas como aquecimento e posterior­mente 4 séries de 7 repetições máximas concêntricas e excêntricas com dois min de intervalo entre as séries.

 

Papel da hipertrofia muscular nos ganhos iniciais de força muscularAumento progressivo da forço muscular decorrente das adaptações fisiológicos (neurais e hipertrofia muscular) ao treinamento de forço. Adaptado de Sole12.

minutos de intervalo entre as séries. Os autores observaram ganhos na área de secção transversa do músculo (3,5 a 5,2%) após apenas 20 dias de treinamento.

Esses resultados demonstram que a hipertrofia muscular acontece de maneira precoce e pode contribuir com os ganhos iniciais da força muscular. Sendo assim, apesar de os fatores neurais contribuírem mais para os ganhos de força nas fases iniciais de treinamento em indivíduos des­treinados, a hipertrofia já pode ocorrer nas primeiras semanas.

Conclusão

É muito importante salientar que em indivíduos treinados os resultados não seriam os mesmos. Mas de qualquer forma, é fundamental estimular o ganho de força máxima em todos os treinos. Outro fator interessante é que esses resultados demonstram que com somente 20 dias de treino o corpo já consegue aumentar a massa magra.

Leia mais

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?