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A falta de cuidados com a qualidade e quantidade de horas de sono é um problema comum na personal trainer online, esse desleixo leva a sérios problemas na produção de melatonina e atrapalha na definição e hipertrofia muscular.

A Melatonina

A ação da melatonina, hormônio derivado da serotonina, produzido principalmente na pineal, mas também na retina e em outros tecidos, é muito interessante sob vários aspectos, a característica principal da melatonina é modular a situação de sono e vigília.

Melatonina e hipertrofia muscular

Informar aos diversos tecidos que as condições de luminosidade do meio exterior são pequenas e cuidar para desativar os mecanismos de vigília, principalmente suprimindo o tônus simpático imposto pelo cortisol é fundamental para o ganho de massa magra.

E com a supressão do cortisol seu corpo vai aumentar a síntese de massa magra através do Hormônio do crescimento (GH), Testosterona e IGF1. Então se você não dormir o suficiente e com a qualidade correta (ficar acordando a noite) o processo anabólico vai ficar muito prejudicado.

Melatonina e definição muscular

A melatonina vai interromper toda a atividade adrenérgica e permitir à mitocôndria a adoção de uma atividade metabólica isenta da influência de tais substâncias, esse processo é fundamental para que o corpo use a gordura corporal como fonte primária de energia e promova a definição muscular.

A supressão da atividade adrenérgica implica a diminuição da temperatura corporal, e esse é um dos efeitos da melatonina. Tal alteração na temperatura é consequência das mudanças metabólicas impostas pelo novo padrão hormonal (redução do cortisol e aumento do GH), que vigorará durante a noite e resultará em todo um arranjo da atividade mitocondrial com elevação substancial da queima de gordura.

Como já mencionamos, há uma correlação inversa entre os níveis plasmáticos de cortisol e melatonina, e o estímulo ao receptor de melatonina, nas células do córtex da supra-renal, inibe a produção de cortisol estimulada pelo ACTH.

Os adipócitos da gordura marrom, que mostram importante atividade termo-reguladora, também apresentam receptores para melatonina, e se não forem ativados reduzem em até 44% a queima de gordura a noite.

Então a melatonina modula a atividade metabólica, suprimindo alguns processos catabólicos e estimulando outros.

Melatonina e o envelhecimento

A melatonina tem ação antioxidante, neutraliza radicais livres, protege tanto o DNA mitocondrial como os lípides e proteínas. Para obter tais efeitos alguns mecanismos são acionados, entre os quais o aumento da glutationa intracelular, pelo estímulo da enzima gama-glutamilcisteína sintase.

Tais ações da melatonina fazem com que seja um hormônio protetor para o tecido nervoso. A inibição da permeabilidade dos poros de transição mitocondrial inibe a liberação de cálcio e citocromo C, e ajuda a limitar os danos nos casos de isquemia.

A melatonina tem, ainda, a capacidade de restaurar algumas atividades metabólicas da mitocôndria, o que a torna uma arma potencial no tratamento das inúmeras patologias em que existe sua disfunção, inclusive no envelhecimento.

Conclusão

Manter a qualidade do sono é fundamental para todos, mas é simplesmente imprescindível para que busca o ganho de massa magra e a redução da porcentagem de gordura. Porque se você não dormir seu cortisol vai ficar elevado e seu corpo não vai construir massa magra, além disso você precisa do GH para queimar gordura sem perder massa magra e o cortisol vai inibir sua secreção.

Referência

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

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